ISQ é o primeiro organismo de verificação e calibração metrológica em Portugal

Na foto: sede do ISQ

O ISQ recebeu uma distinção do Instituto Português da Qualidade (IPQ) como Organismo de Verificação Metrológica (OVM), durante o evento que celebra os 40 anos do Sistema Português da Qualidade. Essa conquista consagra o ISQ como o primeiro OVM em Portugal.

Como Organismo de Verificação Metrológica, o ISQ é responsável pela verificação e calibração de equipamentos que utilizamos diariamente, tais como balanças, bombas de gasolina, parquímetros e equipamentos industriais e do setor da saúde. Essa atividade garante a conformidade desses equipamentos com os regulamentos e protege os cidadãos dos efeitos de medições incorretas.

O Estado, através do IPQ, apoia-se em entidades qualificadas para assegurar a credibilidade das medições. Essas entidades são selecionadas com base no reconhecimento de sua competência e são apoiadas pela acreditação do Instituto Português de Acreditação (IPAC) para atuarem como Organismos de Verificação Metrológica (OVMs).

As qualificações são atribuídas a nível regional, definindo qual instituição OVM será responsável pelos diferentes concelhos de Portugal continental e ilhas.

Pedro Matias, Presidente do ISQ, destaca a importância dessa conquista: “Esta matéria é da maior importância para um correto e regular funcionamento de uma economia e de uma sociedade moderna que se quer segura, credível e auditável. Este reconhecimento, por parte do IPQ e do IPAC, é a prova da excelência das nossas Equipas e do seu empenho e profissionalismo.”

Pedro Matias salienta que “Nenhuma economia funciona sem um Sistema da Qualidade. O Sistema Português da Qualidade é o conjunto integrado de entidades e organizações interrelacionadas que, seguindo princípios, regras e procedimentos aceites internacionalmente, respeitantes à Normalização, à Qualificação e à Metrologia, permitem a dinamização da qualidade, com vista ao desenvolvimento sustentado do País.”

Além de atuar como OVM, o ISQ também exerce a função de Organismo de Inspeção (OI) na área dos reservatórios sob pressão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × 5 =