KWAN apoia estudantes na construção e lançamento do foguete “Camões”

Na foto: Estudantes do IST apresentam foguete Camões

A empresa portuguesa de outsourcing e nearshoring de perfis tech, KWAN, aliou-se ao projeto RED (Rocket Experiment Division), constituído por alunos do Instituto Superior Técnico (IST), para patrocinar a construção do foguete Camões. O RED, composto por cerca de 100 alunos, tem como objetivo projetar, construir, testar e lançar rockets com fins científicos e educacionais.

O rocket Camões competirá na categoria de 3000 metros de altitude com propulsão sólida no European Rocketry Challenge (EuRoC) 2023, com a meta de conquistar o 1º lugar. O EuRoC é uma competição para estudantes da área de engenharia de foguetes, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, que acontecerá entre 10 e 16 de outubro, em Constância, Portugal, e contará com a participação de alunos de mais de 10 países.

Idealizado por dois estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial, o projeto português RED nasceu em 2017 para projetar, construir, testar e lançar rockets com um propósito científico e educacional. Passados quase seis anos, o sonho deste grupo, de aproximadamente 100 alunos, é conquistar o 1º lugar do European Rocketry Challenge (EuRoC) 2023, após ter sido vice-campeão na edição passada, com o “Baltasar” a ser o primeiro rocket, projetado por uma equipa universitária portuguesa, lançado e recuperado com êxito.

Modificando detalhes de design no sentido de o tornar mais robusto e confiável, o rocket Camões competirá na categoria de 3000 metros de altitude com propulsão sólida. Levará três experiências científicas a bordo, tornando-se o veículo com maior capacidade de transporte alguma vez realizado pela RED, que já é a primeira equipa portuguesa a ser premiada no EuRoC.

“Apoiar o Camões é natural para a KWAN na medida em que quando criámos a nossa missão Road to Mars em 2021, comprometemo-nos a contribuir para projetos inovadores e que desafiem quem os faz a ultrapassar-se. Este é por isso mais do que um simples lançamento, é uma celebração do potencial humano e um tributo ao poder da tecnologia que leva a humanidade a patamares nunca antes imaginados”, explica Duarte Fernandes, cofundador e COO da empresa portuguesa.

O foguete Camões foi apresentado no passado 12 de julho numa cerimónia no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O evento contou com a presença do Presidente do IST, o professor Rogério Colaço, o Coordenador da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial do IST, o professor Fernando Lau, e o Presidente da Agência Espacial Portuguesa, o Engenheiro Ricardo Conde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven + 18 =