Laboratórios Colaborativos analisam desafios da inovação em Encontro no Algarve

Foto de Pavel Danilyuk em Pexels

A Agência Nacional de Inovação (ANI) organiza o terceiro Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos (CoLAB). O evento vai decorrer na Universidade do Algarve, e reúne os centros de investigação e inovação acreditados em Portugal.

Os CoLAB são entidades que congregam empresas e universidades para promover a produção, difusão e transmissão de conhecimento através de agendas próprias de investigação e de inovação e a sua atividade é certificada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e regulada pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

Cada CoLAB tem uma área específica de atuação orientada para facilitar o acesso de empresas aos mercados globais através de exportações e apoiar a atração de investimento estrangeiro em áreas de grande intensidade tecnológica.

Atualmente, a rede conta com 35 Laboratórios Colaborativos, reunindo 173 empresas e 122 entidades não empresariais, como instituições de ensino superior, laboratórios e associações, que em conjunto desenvolvem projetos de investigação e soluções inovadoras.

No 3.º Encontro Anual os membros dos Laboratórios Colaborativos pretendem debater a evolução das atividades dos CoLAB e a sua integração na dinâmica dos ecossistemas regionais, durante a transição para um novo ciclo de financiamento de base, no âmbito da Missão Interface e do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PRR).

No evento participam Joana Mendonça, Presidente da ANI, Madalena Alves, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), João Mendes Borga, Membro da Direção da ANI, e Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve.

Esta terceira edição contará ainda com a participação de várias empresas, decisores políticos e peritos nacionais e internacionais, num evento que decorre no Campus da Penha, da Universidade do Algarve, entre os dias 6 e 7 de dezembro, e terá também transmissão via live streaming através do canal de Youtube da ANI.

Para além dos temas relacionados com a operação e financiamento dos CoLAB, este encontro vai abordar também temáticas relacionadas com o Envelhecimento, Transformação Digital e Crise Energética, áreas de grande impacto para as populações e também para os campos de investigação da maioria dos Laboratórios Colaborativos, como a economia circular e novos modelos de negócio para um futuro sustentável.

Em Portugal, existem 35 Laboratórios Colaborativos: MORE, CoLAB Vinha e Vinhos, DTx, ForestWISE, CoLAB +Atlântic, GreenCoLAB, CoLABOR, AlmaScience/Colab, BIOREF, C5Lab, Value4Health.CoLAB, CECOLAB, SFCoLAB, NET4CO2, ProChild, InnovPlantProtect, S2uL, CoLab4Food, B2E, VectorB2B, VORTEX, VG CoLAB, Food4Sustainability, BUILT CoLAB, Smart Energy LAB, InovFeed, AquaValor, S2AQUAcoLAB, HyLAB, KIPT, CoLAB TRIALS, BioScale, Data CoLAB, Healthy Ageing@LAB e 4LifeLab.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five + 10 =