Lisboa e Just a Change entre Finalistas de Prémios do Conselho Europeu de Inovação

Imagem de TeeFarm por Pixabay

Lisboa é uma das 12 semifinalistas da 9ª edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital Awards) 2023. Também a Associação Sem Fins Lucrativos, Just a Change, que reconstrói casas de pessoas carenciadas, é uma das 15 finalistas a vencer o Concurso Europeu de Inovação Social.

Lisboa poderá ser selecionada como a Capital Europeia da Inovação de 2023. Entre as semifinalistas da 9ª edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital Awards) 2023, estão, além de Lisboa, 11 cidades de 9 países. Esta é uma iniciativa apoiada pelo Conselho Europeu de Inovação (CEI) no âmbito do programa Horizonte Europa. O prémio reconhece o papel que as cidades desempenham na formação do ecossistema de inovação local e na promoção da inovação revolucionária. A iniciativa é promovida em Portugal pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da Rede PERIN.

Candidatas a tornarem-se Capital Europeia da Inovação de 2023 estão ainda Başakşehir e Istambul (Turquia), Kiev e Lviv (Ucrânia) e Varsóvia (Polónia). Por sua vez, Bruges (Bélgica), Cork (Irlanda), Leiden (Países Baixos), Linköping (Suécia), Linz (Áustria) e Padova (Itália) são as semifinalistas e tornarem-se Cidade Europeia Inovadora em Ascensão.

A cidade vencedora da categoria Capital Europeia da Inovação, além do prestígio, receberá um prémio de 1 milhão de euros, enquanto os dois segundos classificados desta categoria receberão 100.000 euros cada. A vencedora da categoria “Cidade Europeia Inovadora em Ascensão” receberá 500.000 euros e os dois segundos classificados receberão 50.000 euros cada.

Em 27 de novembro de 2023, um vencedor e dois segundos classificados por categoria serão anunciados numa cerimónia de entrega de prémios na cidade francesa de em Marselha, vencedora do iCapital de 2022 (Métropole Aix-Marseille-Provence).

Através do iCapital, a União Europeia reconhece as cidades com ecossistemas de inovação inclusivos, que ligam o público em geral ao meio académico, às empresas e ao setor público, a fim de melhorar o bem-estar da sociedade.

O iCapital é um dos cinco Prémios EIC concedidos no âmbito do Horizonte Europa, o programa-quadro de investigação e inovação da UE. O prémio está aberto a cidades de todos os estados membros da UE e países associados ao Horizonte Europa e é gerido pelo  Conselho Europeu de Inovação e pela Agência Executiva das PME . Os vencedores são escolhidos após uma avaliação realizada por dois júris de alto nível compostos por especialistas independentes.

Inovação social portuguesa reconhecida

O Concurso Europeu de Inovação Social, também promovido pelo Conselho Europeu de Inovação apurou como finalista a associação portuguesa sem fins lucrativos Just a Change, que tem como missão reconstruir casas de pessoas carenciadas. Entre os 15 finalistas estão projetos de mais oito países (Bélgica, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia e Itália), onde Portugal se encontra entre os finalistas apresentados. No início de novembro serão apresentados os três vencedores.

Esta competição visa estimular o potencial da inovação social para fornecer soluções para os desafios da sociedade e promover o crescimento sustentável e inclusivo na Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three + sixteen =