Mário Caetano: A prova do Frio para derrubar os limites da mente

Fotograma do documentário "Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente"

Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente” é um documentário que mostra uma viagem de seis dias, na Serra da Estrela, na qual 14 pessoas partem em busca do seu propósito de vida e passam por um processo que culmina numa imersão no gelo e envolve uma transformação da perceção de cada um sobre si mesmo. 

O documentário, da autoria de Mário Caetano, empreendedor português, coach e especialista em ajudar pessoas a descobrirem o seu propósito de vida, foi apresentado neste sábado dia 9 de julho, às 10h00, no Cinema City Alvalade, em Lisboa.

No filme, 14 pessoas foram expostos ao frio através do vento forte e dilacerante para experimentam o frio como alavanca para a superação dos seus limites, construindo o foco que lhes permitirá iniciar um processo de transformação nas suas vidas.

Guiadas por Mário Caetano, durante seis dias imergiram em águas geladas, ganharam consciência do poder do seu mindset, enfrentaram os seus medos de frente, subiram ao cume da Serra da Estrela e “olharam nos olhos do divino”. Sempre com um objetivo final: (Re)encontrarem-se.  

Durante este caminho cultivaram o espírito de união e entreajuda, descobrindo o que significava verdadeiramente o sentimento de Tribo. No final, a resiliência e o foco venceram.

“As pessoas cada vez mais procuram sentir-se conectadas ao que as rodeia. Este caminho não tem de ser solitário, mas põe em causa crenças pré-concebidas que nos limitam, muitas vezes, a visão de nós mesmos. Encontrar o propósito através de atividades que nos permitam ganhar consciência sobre nós próprios é crucial”, sublinha Mário Caetano.

“A imersão no gelo e a exposição ao frio tem um papel importante no fator superação, através do qual descobrimos o nosso sentido de missão. Este documentário visa mostrar como, quando entramos em contacto com o nosso verdadeiro ‘eu’, tomamos consciência verdadeira de quem somos e daquilo que queremos”, acrescenta.

Quem serão estas pessoas agora? Como foi esse processo de transformação? 

Simão Carvalho, arquiteto de Vizela e cofundador da BioArch, empresa de criação de espaços em harmonia com a natureza, foi um dos participantes no documentário e relata a sua experiência: “O retiro no gelo trouxe-me um grande sentido de presença e foco. No nosso dia a dia temos de lidar com a ansiedade e com várias situações de stress e este encontro ensinou-me a lidar com elas e a resolver picos de ansiedade”.

Já Ângelo Dias, contabilista há 25 anos, criou o seu negócio de consultoria em 2018 e desde então diz-se “viciado em sair da zona de conforto”.

“A imersão no gelo é só mais um desafio. Precisamos de passar por eles para crescer e este encontro trouxe-me essa visão e ajudou-me a conectar-me comigo mesmo”, acrescentou.

Para descobrir em “Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente”. Depois da estreia, o filme está disponível no canal do Youtube de Mário Caetano.

Na foto: Mario Caetano

Os três pilares da Mudança

Mário Caetano é empreendedor, coach, palestrante e autor dos livros “Abre”, “Inspira-te”, “Reinventa a tua vida”, “Liberdade” e “Um sentido maior para a vida”.

Desde 2008, tornou-se especialista em ajudar pessoas a descobrirem o seu propósito de vida através dos princípios da mudança que estão na base do seu método: A Realização, que consiste em identificar o propósito de vida e o caminho para o alcançar; As Forças, representadas pelas capacidades e talentos inatos; e o Compromisso que, no fundo é a capacidade de resiliência e foco para prosseguir no caminho.

Com “Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente”, Mário Caetano pretende chamar a atenção para a fuga crescente de talentos nas empresas, fruto de uma procura cada vez maior por algo que as ligue ao que fazem no seu dia a dia. Com esse objetivo, são assim lançados os “Team gathering – Spiritual Mindset”, encontros corporativos que visam ajudar as equipas empresariais a encontrar um propósito conjunto, tendo como base o desenvolvimento do seu mindset.

O objetivo destes encontros é levar as equipas a fazerem uma pausa, ajudá-las a saírem da rotina e a refletirem sobre o seu o propósito como um todo. Ao mesmo tempo, os líderes das empresas ganham um papel fundamental nestes encontros, na medida em que são a peça chave para criarem um alinhamento interno que ajude na tomada de decisões e que os ajude a ligar os trabalhadores às empresas. Tudo isto através de momentos de transformação, nos quais as pessoas se unem através da superação e da cooperação.

“A maioria das empresas trabalha com os seus colaboradores apenas a um nível tático, utilizando a pressão para criar resultados. Esta pressão, sem um espírito de missão, causa frustração e afastamento entre as pessoas e consequentemente nas equipas”, argumenta Mário Caetano.

“A pandemia acelerou o ganho de consciência de muitas pessoas, que começaram a refletir mais a fundo sobre as suas vidas. A ligação umbilical à empresa e o saber que o que estão a fazer tem um impacto positivo na vida dos outros tornou-se mais importante do que fatores como por exemplo o dinheiro. Tudo isto vai contribuir para empresas mais produtivas e autossuficientes.”

“As empresas que não estiverem alinhadas com a necessidade de promover o sentido de pertença dos seus trabalhadores estão condenadas perder rapidamente os seus talentos e a fracassar no médio/longo prazo”, sublinha o empreendedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × two =