Banco Montepio e Santa Casa investem um milhão e 350 mil euros em projetos de inovação social

Foto: João Carvalho / Wikipedia (https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16718877)

Projetos de Impacto é a nova iniciativa do Banco Montepio e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que prevê investir um milhão e 350 mil euros em propostas inovadoras que respondam a alguns dos principais desafios da sociedade.

As duas instituições pretendem financiar e potenciar projetos inovadores nas áreas da proteção social, emprego, saúde, justiça, educação e inclusão social, assim como estimular o investimento social. A iniciativa enquadra-se no programa Portugal Inovação social, e contempla dois tipos de apoio: em Parcerias para o Impacto; e em Títulos de Impacto Social.

As Parcerias para o Impacto têm como objetivo financiar a criação, desenvolvimento ou crescimento de projetos de inovação social, em formato de cofinanciamento com investidores sociais, estimulando a filantropia e investimento social de impacto, contribuindo para um modelo de financiamento mais estável, eficaz e duradouro. As candidaturas são feitas no site da Santa Casa e terminam já a 11 de novembro.

Os Títulos de Impacto Social têm como objetivo financiar, através de um mecanismo de contratualização e pagamento por resultados, projetos inovadores em áreas prioritárias de política pública, nos domínios do emprego, proteção social, educação, saúde, justiça e inclusão digital. As candidaturas para este instrumento de financiamento decorrem de 21 de novembro a 5 de dezembro, no site da Santa Casa.

“O Banco Montepio sempre teve como pilar estratégico a afirmação na economia social, as necessidades financeiras das instituições e a consolidação do impacto que estas deixam na sociedade. Assim, o Banco Montepio assume-se desde sempre como um potencial investidor social. Esta iniciativa irá permitir apoiar projetos com impacto na sociedade em cada uma das áreas definidas, estimulando o crescimento, a sustentabilidade e a inovação na economia social”, defende Dulce Mota, CEO do Banco Montepio.

“O Projetos de Impacto é uma iniciativa muito importante, que vem reforçar a estratégia da Santa Casa no reforço do setor da inovação e da economia social em Portugal, contribuindo para o desenvolvimento de paradigmas inovadores, que possam dar resposta aos novos desafios que estes tempos contemporâneos impõem às nossas comunidades. Fiel à sua missão e história, a Misericórdia de Lisboa corporiza nesta iniciativa a sua capacidade de adaptação a cada época e a cada conjuntura social”, sublinha Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven + 16 =