$PACT: O Token de impacto social

Foto por Visual Stories || Michele no Unsplash

A impactMarket, a plataforma que quer acabar com a pobreza extrema no mundo até 2030 através de doações monetárias, lançou o token de governança $PACT, que capacita os detentores em participação e tomada de decisões do futuro do protocolo.

O token $PACT foi lançado a partir de um IDO (Initial DEX Offering) na plataforma Polkastarter e atingiu o objetivo de 500 mil dólares em apenas 17 minutos. A oferta, que contou com 2288 participantes, potencializou a listagem na Ubeswap, um serviço para transacionar criptomoedas, no CoinMarketCap e no CoinGecko, mostrando a relevância da criação do $PACT no mundo cripto e de impacto social.

A impactMarket, é um protocolo em blockchain de alívio à pobreza desenvolvido de Portugal. Lançado no final de 2020, o protocolo é já o maior sistema de Rendimento Básico Incondicional (Unconditional Basic Income ou UBI) em blockchain do mundo, com mais de 1.6 milhões de dólares doados a mais de 23.2 mil beneficiários em 25 países. O objetivo é que as doações feitas na plataforma sejam distribuídas a pessoas que vivem com menos de 1,9 dólares por dia.

“A impactMarket tem sido um catalisador para desbloquear o potencial humano, combatendo eficazmente a pobreza extrema ao mesmo tempo que impulsiona a adopção e retenção de DeFi (Finanças Descentralizadas) para aqueles que mais precisam”, explica Marco Barbosa, CEO da impactMarket.

Como passo seguinte, para assegurar ainda mais descentralização, independência e decisões coletivas entre os participantes do protocolo, a startup de impacto social está a introduzir o impactMarket DAO (Organização Autónoma Descentralizada), e o seu gatilho foi o token $PACT que atua como um meio global de governança, capacitando os participantes através de mecanismos de tomada de decisão e de incentivos. Os detentores do Token $PACT têm a capacidade de influenciar a direção, o crescimento e impacto futuros do protocolo.

A principal forma de adquirir Tokens $PACT é através do impact Farming, um mecanismo que permite aos doadores da plataforma serem recompensados em tokens $PACT, desta forma, 100% do valor doado é direcionado para as comunidades e os doadores recebem um agradecimento em formato de token.

Introduzindo um mecanismo de incentivo para recompensar os contribuintes pelo seu apoio, numa base regular, o Impact Farming é uma espécie de “mining de doação”. A cada 24 horas, novos tokens $PACT estarão disponíveis para serem reclamados por aqueles que contribuíram com doações em Celo dólares (uma das criptomoedas usada na plataforma).

Os responsáveis pela plataforma estimam que nos próximos dez anos, haverá uma alocação total de 10 mil milhões de tokens em que 40% estará na comunidade cripto; 30% para a impactLabs, (a empresa que gere o protocolo impactMarket); 20% para o impactMarket DAO (como reserva) e 10% para os os primeiros participantes e apoiantes do projeto através de um Airgrab retroativo, incluindo contribuintes anteriores, gestores comunitários, beneficiários, e detentores de CELO/cUSD.

 “Há ainda uma enorme falta de acesso ao financiamento e uma falta de eficiência e transparência na filantropia, especialmente quando se trata da distribuição dos fundos angariados. Graças aos contratos inteligentes da impactMarket e aos mecanismos DAO, pode escalar rapidamente, alcançando assim mais beneficiários onde é necessário, distribuindo o UBI com eficiência e transparência on-chain, ao mesmo tempo que permite aos utilizadores – portadores de tokens $PACT – influenciar o futuro do protocolo.”, conclui Marco.

A impactMarket é uma infraestrutura financeira descentralizada (DeFi), disponível para web e app (iOS e Android), para o financiamento de indivíduos sem acesso a instituições bancárias e com poucos recursos financeiros. O objetivo é capacitar pessoas, instituições de solidariedade social e empresas de impacto, através de contratos UBI (Unconditional Basic Income), para a gestão e distribuição de fundos monetárias com base na tecnologia blockchain, e uma maior transparência, eficiência e acesso ao financiamento, com fim a acabar com a pobreza extrema até 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 + 19 =