Portal da Queixa: 15 Anos de Resolução de Reclamações

Sónia Lage Lourenço é a nova CEO do Portal da Queixa
Sónia Lage Lourenço é a nova CEO do Portal da Queixa

O Portal da Queixa celebra o seu 15.º aniversário, assinalando um marco significativo no ecossistema do consumo em Portugal. Ao longo de uma década e meia, a plataforma recebeu mais de um milhão de reclamações e ajudou os consumidores a resolver problemas de consumo que ultrapassam os 10 milhões de euros. O valor médio de resolução de reclamações pelas marcas está nos 80%, com uma média de satisfação dos consumidores em 4.23 de 10.

Desde 2021, a categoria “Correio, Transportes e Logística” tem sido a mais reclamada, enquanto a categoria “Água, Eletricidade e Gás” é a que mais resolve os problemas reportados, com uma taxa de solução de 87.7%. A Geração X lidera em termos de número de reclamações, com uma média de idade dos reclamantes situada nos 42 anos, predominantemente do distrito de Lisboa.

Fundado para promover a transparência e a qualidade dos serviços prestados por marcas e organismos públicos, o Portal da Queixa tem desempenhado um papel crucial na mediação entre consumidores e empresas. Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, destaca: “Mudámos a forma como marcas e consumidores se relacionam, posicionando-nos como um barómetro de reputação digital e uma referência para quem procura informação fidedigna sobre marcas.”

A plataforma não só possibilitou uma maior resolução de queixas como também implementou projetos de responsabilidade social e empresarial, incluindo a primeira edição do prémio Marca Recomendada em 2021, atribuído com base na avaliação dos consumidores. Em 2024, o troféu foi entregue diretamente pelas mãos dos clientes finais, reforçando a relação de proximidade estabelecida na plataforma.

Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa, salienta que “O consumidor atual é mais informado e exigente, procurando um maior apoio e comunicação por parte das marcas. Esta satisfação do consumidor é o que confere reputação às marcas, como comprovam os 80% de taxa de resolução de reclamações.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 − fourteen =