Portugal Entre os Países Mais Caros para Viajar de Ferry

Foto de Tobias Tullius na Unsplash

Com a chegada do verão, sinónimo de férias e de fuga do quotidiano, os ferries surgem como uma alternativa interessante para os viajantes que procuram tranquilidade e conforto. Longe da azáfama dos aeroportos e estações ferroviárias frequentemente lotadas, as travessias de ferry oferecem uma experiência de viagem mais descontraída, permitindo aos passageiros desfrutarem do percurso e encurtando as viagens de carro.

Um estudo conduzido pela Vivanoda, uma plataforma europeia de planeamento de viagens, revelou que Portugal é o sétimo mais caro da Europa para viagens de ferry, ficando logo à frente de Espanha. A opção de travessias de ferry, em Portugal, apenas está disponível nas ilhas, uma vez que no continente existem apenas travessias curtas e serviços de ferry ocasionais para a Ilha da Madeira, que não foram contemplados no estudo.

De acordo com a pesquisa, o índice de preços para travessias em Portugal registou um aumento de 2,2% desde 2023. Sendo a mais cara a travessia entre a Madeira e Porto Santo. Em contraste, nos Açores, as rotas de ferry entre Velas e Horta, bem como entre Santa Cruz das Flores e Corvo, são de longe as mais económicas.

Tendências Gerais na Europa

O estudo da Vivanoda, que analisou dezenas de milhares de tarifas em centenas de rotas de ferry na Europa, revelou tendências significativas. As travessias de ferry para a Tunísia, Lituânia, Letónia, Polónia e Suécia apresentaram os índices de preços mais baixos. Por outro lado, as travessias para a Turquia, Reino Unido e Marrocos registaram os índices de preços mais elevados.

A análise evidenciou que as ligações entre a Grécia e a Turquia e entre Marrocos e Espanha são proporcionalmente as mais caras da Europa, enquanto as ligações entre a Alemanha e a Lituânia ou Letónia são as menos dispendiosas em termos de distância percorrida. Notou-se também que, quanto mais curta a travessia, maior é o custo proporcional. Os preços são geralmente mais elevados de julho a setembro e ligeiramente mais altos aos fins-de-semana.

Os resultados deste estudo oferecem uma visão abrangente das tarifas de ferry na Europa, destacando a posição de Portugal como um dos países mais caros para este tipo de viagem. As travessias de ferry, além de proporcionarem uma experiência de viagem mais tranquila, continuam a ser uma opção atrativa para quem deseja explorar diversos destinos na Europa e além. Com o aumento dos preços em determinados períodos e rotas, os viajantes são incentivados a planear com antecedência para garantir as melhores tarifas e uma viagem confortável e memorável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 + 8 =