Portugal integra consórcio europeu GovTechForAll

Foto de Freepik

O consórcio europeu GovTechForAll foi ontem oficialmente lançado em Bruxelas. A iniciativa que reúne representantes de 13 países europeus visa desenvolver novos modelos de produtos e serviços governamentais digitais transfronteiriços.

A Beta-i, uma consultora de inovação colaborativa, será a única entidade privada portuguesa a participar nesta iniciativa, desempenhando um papel abrangente em todo o projeto e partilhando a sua vasta experiência na aceleração de pilotos em diversos setores para impactar positivamente a sociedade europeia.

O GovTechForAll pretende ser uma aliança entre entidades do setor público e privado, organismos de pesquisa e ONGs, que facilitará o desenvolvimento de soluções em governação digital, melhorando o processo de desenvolvimento de pilotos comuns entre países com necessidades semelhantes. O objetivo é garantir a implementação de novos sistemas em escala europeia. O projeto surge da necessidade crescente de sofisticar as ferramentas utilizadas pelos países europeus no setor público, que podem ser aprimoradas por meio da colaboração entre agências governamentais e outros intervenientes inovadores.

Para Ricardo Marvão, fundador da Beta-i “Essa iniciativa está alinhada com o nosso DNA. Estamos empenhados em ajudar todos os membros a desenvolver e compartilhar seus produtos e serviços em conjunto, facilitando todos os aspectos que às vezes dificultam a colaboração quando vários intervenientes estão envolvidos. Nosso objetivo final é garantir que os 13 governos tenham as melhores soluções disponíveis para facilitar a vida diária dos cidadãos europeus.”

Para que o GovTechForAll cumpra seu propósito, a Beta-i e o Lisbon Council já produziram um relatório de avaliação das necessidades, fornecendo uma visão específica dos diferentes domínios digitais que os 13 países participantes pretendem impulsionar. O uso de inteligência artificial em portais para cidadãos, projetos relacionados a blockchain, dados abertos e cibersegurança são algumas das áreas em que os membros esperam desenvolver soluções conjuntas, promovendo uma governação compartilhada e modernizada.

O consórcio foi lançado durante a The Digital Government Summit, um evento destinado a impulsionar a colaboração entre os países europeus no setor da governação digital. O lançamento do GovTechForAll por meio desta iniciativa pretende ser mais um passo em direção à criação de um mercado único europeu de tecnologia governamental, baseado em modelos sofisticados de inovação no setor público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

13 − 2 =