Prémios Catalyst: Três Startups Portuguesas Premiadas

Foto de Freepik

Três promissoras startups portuguesas foram distinguidas com os cobiçados Prémios Healthy Longevity Catalyst Awards. Os prémios, atribuídos no âmbito da EIT Health, fazem parte do Healthy Longevity Global Competition, uma iniciativa que apoia inovações revolucionárias focadas em melhorar a saúde e a vitalidade na vida adulta.

As startups portuguesas Orgavalue by I-R3 Therapies; IPLEXMED; e Breathing Solutions distinguiram-se com propostas revolucionárias para apoiar uma população global de idosos em constante crescimento, estimada em 2,1 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos até 2050

A Orgavalue by I-R3 Therapies é uma inovadora startup concentra-se na bioengenharia de fígados humanos personalizados para combater a escassez global de órgãos para transplante. Com uma abordagem visionária, a Orgavalue está a trabalhar na criação de soluções que têm o potencial de salvar vidas e melhorar a qualidade dos cuidados médicos.

Por seu turno a IPLEXMED desenvolveu uma solução que possibilita a deteção rápida e confiável de múltiplos agentes infeciosos e o seu perfil de resistência aos medicamentos no local de atendimento e em casa. Essa tecnologia permitirá tratamentos personalizados e monitorização de doenças em tempo real, melhorando significativamente a qualidade de vida dos idosos.

Breathing Solutions é uma startup que desenvolveu um sistema que transforma inaladores tradicionais em dispositivos “inteligentes”. Isso permite que pacientes e médicos monitorem o uso de medicamentos, reconheçam sintomas e forneçam atendimento personalizado remotamente, tornando o tratamento mais acessível e eficaz.

O EIT Health reconhece os desafios enfrentados por startups e empreendedores no campo dos cuidados aos idosos, desde complexas regulamentações na área da saúde até à obtenção de financiamento e acesso ao mercado. Os Prémios Catalyst são uma resposta a essas necessidades, oferecendo apoio financeiro e orientação valiosa para superar esses obstáculos.

O CEO do EIT Health, Jean-Marc Bourez, afirmou: “Ao apoiar estas inovadoras startups com até 50.000 euros e Mentoring, estamos a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos. O nosso compromisso com a transformação dos cuidados aos idosos está alinhado com a missão do EIT Health e representa um passo significativo em direção a soluções inovadoras e eficazes neste setor crucial.”

Este concurso global, iniciado pela Academia Nacional de Medicina dos EUA, reuniu talentos de diversos setores, incluindo ciência, medicina, tecnologia, finanças e ciências sociais, para apresentar ideias transformadoras. O desafio desenvolve-se em três etapas: o Prémio Catalyst corresponde à fase inicial da competição, segue-se o Prémio Acelerador intermediário e o Grande Prémio final.

Foto de Freepik

Prémios Catalyst do Programa Bridgehead 2023:

Antegenes (Estónia) desenvolveu testes genéticos inovadores para detetar riscos individuais para os cancros mais comuns e mortais em todo o mundo, incluindo melanoma de mama, próstata, colorretal e pele.

HMG Systems Engineering GmbH (Alemanha) desenvolveu o Sistema PGXperts, um Sistema de Apoio à Decisão projetado para permitir medicação personalizada, melhorando a segurança da terapia medicamentosa e proporcionando melhor bem-estar ao paciente.

Micro-Cosmos (Países Baixos) ajuda os pacientes hospitalizados a se recuperarem mais rapidamente, reduzindo os estímulos externos, o que melhora o sono e o descanso. A cúpula Micro-Cosmos reduz o som e a luz, proporcionando aos pacientes um ambiente próprio, seguro e privado.

OaCP IE LTD (Irlanda) torna os testes de DNA cruciais para o cancro e infeções mais rápidos e acessíveis.

Osteobionix (Espanha) desenvolveu oBreathe, um implante de reconstrução da parede torácica específico do paciente, protegido por patente, clinicamente validado, desenvolvido com o ITC e cirurgiões torácicos qualificados, que permite a respiração fisiológica e restaura a forma e a função.

Stroke2Prevent B.V. (Países Baixos) desenvolveu o A-View, um dispositivo que permite aos médicos obter informações em tempo real, resolvendo o ponto cego durante a ultrassonografia do arco aórtico e dos vasos, permitindo-lhes adaptar a estratégia cirúrgica para melhor benefício do paciente.

Premiados Catalyst dos Innostars Awards 2023:

NIB biotec srl (Itália) desenvolveu o ScreeNIB, um rastreio inteligente do cancro da próstata baseado num biossensor inteligente que utiliza moléculas urinárias como biomarcadores para o cancro da próstata, oferecendo uma solução de diagnóstico rápida e descentralizada fora dos hospitais.

Orgavalue (Portugal) com Terapias I-R3 tem como objetivo a bioengenharia de fígados humanos personalizados para lidar com a escassez global de transplantes de órgãos.

IPLEXMED, LDA (Portugal) A solução permite a deteção rápida e confiável de vários agentes infeciosos e seu perfil de resistência aos medicamentos no local de atendimento e em casa, possibilitando tratamento personalizado e monitorização de doenças em tempo real.

Breathing Solutions, Lda (Portugal) desenvolveu o eBreathie, um inalador inteligente que transforma inaladores tradicionais em dispositivos “inteligentes”, permitindo que pacientes e médicos monitorizem o uso de medicamentos, sintomas e forneçam atendimento personalizado remotamente.

Nanodecal (Espanha) está a desenvolver um teste de diagnóstico rápido para detetar superbactérias responsáveis pela pneumonia em menos de 10 minutos, auxiliando os médicos na prescrição de antibióticos específicos e na prevenção de infeções permanentes.

Reon sp. z o.o (Polónia) desenvolveu o PreryView, uma aplicação SaaS fácil de utilizar que permite testes de campo visual em casa, servindo como uma ferramenta de triagem para detetar sintomas precoces de doenças como glaucoma e neuropatias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 5 =