Procura por energias renováveis dispara 137% em julho

Foto de Gustavo Fring em Pexels

A subida dos preços do gás e da eletricidade está a levar a uma corrida às energias renováveis e sustentáveis, com a procura de produtos e serviços a disparar 137% em julho quando comparado com o mesmo período em 2021. Segundo uma análise da Fixando, a plataforma de serviços de profissionais liberais prevê que até ao final deste ano a procura cresça 180% face a 2021.

Com a crescente procura, os preços também subiram, sobretudo devido à escassez de mão-de-obra e de materiais. A título de exemplo, a Fixando revela que a instalação de painéis solares em 2021 custava 420 euros por serviço e atualmente ronda os 590 euros por serviço, ou seja, uma progressão de 40,5%.

“Este aumento da procura surge num momento em que as famílias portuguesas estão cada vez mais preocupadas com as variações nos custos das energias e procuram investir em alternativas, não só mais sustentáveis, mas também que lhes garantam algum alívio nas despesas mensais”, esclarece Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando. 

Foto de Kindel Media em Pexels

Os distritos onde se registam mais solicitações de clientes são Lisboa (17%), Porto (15%), Setúbal (10%), Aveiro (9%), Braga (8%) e Leiria (8%). A maioria dos utilizadores procura estes serviços para casas com áreas superiores a 100 metros quadrados (89%) e, apesar do aumento dos preços, 42% refere que pretende ter os painéis solares ligados à rede, com apenas 25% a preferir uma ligação própria.

Apesar do crescente interesse dos consumidores em optar por serviços de energias renováveis e sustentáveis, a oferta no mercado não é suficiente para responder aos pedidos. Segundo a Fixando, 55% das solicitações feitas na plataforma, durante o mês de julho, ficaram sem resposta.

A pesquisa da Fixando incidiu junto de 2600 de utilizadores da plataforma e 1200 especialistas, entre 01 de julho e 25 de agosto de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × 3 =