Programa Tourism Explorers acelera inovação no turismo

Lançado pela Fábrica de Startups e pelo Turismo de Portugal em parceria com a NOS, o programa Tourism Explorers entrou na fase de aceleração onde, ao longo de oito semanas mais de 200 empreendedores, inseridos em 84 equipas, vão testar e validar os seus modelos de negócio. A grande final nacional terá lugar na Startup Braga, no dia 23 de outubro, e inclui a apresentação dos projetos vencedores das 12 cidades e a seleção do grande vencedor. O melhor projeto irá receber um incentivo de 10 mil euros para financiar o seu negócio e terá acesso ao Web Summit.

Depois de uma primeira fase de ideação, em que foram identificadas as principais necessidades relacionadas com o turismo, e onde os participantes apresentaram propostas inovadoras para o turismo nacional, a organização do Tourism Explorers pretende desenvolver esses projetos, até se tornarem empresas relevantes no setor.

João Ricardo Moreira, administrador da NOS, considerou o programa ‘fundamental para criação de oportunidades’ e onde foram apresentadas ‘propostas de valor que vão servir o mercado de uma forma inovadora e disruptiva’ num setor tão importante como é o Turismo.

Para além de contribuir para o fortalecimento do ecossistema que tem vindo a crescer no nosso país, o projeto do Tourism Explorers propõe-se combater as assimetrias regionais, através da realização simultânea do programa em diversas cidades de Portugal.

António Lucena de Faria, CEO da Fábrica de Startups, destaca esse objetivo de ‘levar programas de aceleração para o interior do nosso país, onde existem muitas oportunidades para serem criados bons negócios’, numa ‘missão de ajudar pessoas a serem empreendedoras’.

Para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, esta iniciativa ‘é uma oportunidade de levarmos a todo o território nacional a dinâmica do empreendedorismo’, ajudando ‘a afirmar o turismo como motor de desenvolvimento de novos projetos e de novas ideias que geram novas oportunidades de emprego’.

O programa conta com o apoio da Glymt, uma plataforma de crowdsourcing orientada para a produção e venda de vídeo clips, essenciais para a partilha de experiencias e promoção de produtos e serviços na indústria do turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 + 11 =