Projeto ALÔ combate o isolamento de idosos

Foto de Projeto Alô/Fidelidade

União das Misericórdias Portuguesas e Fidelidade combatem o isolamento social e fomentam a inclusão tecnológica dos idosos. O projeto inovador oferece mais de 100 tablets às Misericórdias Portuguesas, de norte a sul do país, para dar resposta às necessidades de comunicação e entretenimento da população idosa no contexto de pandemia.

A Fidelidade e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vão desenvolver um projeto piloto de combate ao isolamento social e fomento à inclusão tecnológica da população idosa, que envolverá mais de 2.600 utentes das Santas Casas.

“ALÔ by Fidelidade” é uma solução tecnológica dirigida a pessoas com mais de 65 anos, que, recorrendo à utilização de um tablet e de uma aplicação (disponível em sistema Android e iOS) combina a tecnologia com a prestação de serviços e, assim, dá resposta imediata às necessidades de comunicação (com acesso a chamadas de voz e/ou vídeo) e entretenimento da população utente nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) das Misericórdias, sobretudo no atual contexto de viver a época natalícia com as necessárias medidas de prevenção e combate à infeção por COVID-19.

O projeto piloto, que decorre antes deste Natal, nas Misericórdias Portuguesas, de norte a sul do país, e que envolverá a oferta de mais de 100 tablets, é desenvolvido nos próximos seis meses, surgindo no âmbito da ação de responsabilidade social da Fidelidade com o objetivo de testar a solução tecnológica e aproximar as famílias portuguesas quando não é possível estarem juntas fisicamente.

Para Susana Branco, diretora do Gabinete de Ação Social da UMP, “A atual situação de pandemia alterou as rotinas e hábitos nas nossas estruturas residenciais, mudando significativamente a integração social e familiar dos idosos. O desenvolvimento de um projeto inovador de combate ao isolamento social e de fomento à inclusão tecnológica dos nossos utentes é uma enorme mais-valia no momento tão especial que vivemos.”

Para Mariana Frazão, do Center for Transformation da Fidelidade, “o projeto ALÔ é uma iniciativa inovadora de proteção da família, que visa encurtar as distâncias e disponibilizar serviços de resposta imediata às necessidades da população mais idosa, sobretudo no momento atual. É com um enorme gosto que nos aliamos à UMP para o desenvolvimento deste projeto piloto, capaz de fazer a diferença nas pessoas cuidadas pelas Misericórdias Portuguesas”.

Desenvolvido com a tecnologia siosLife, o projeto ALÔ by Fidelidade está acessível através de um tablet e uma aplicação com acesso à internet, que facilita a comunicação entre a família em chamadas de voz e de vídeo, bem como para receber e partilhar fotografias com a família e amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seventeen − 1 =