Projeto de robótica da INCM premiado no Portugal Digital Awards

Foto: Atlas/IN3+

O ATLAS, um projeto de robótica da Casa da Moeda foi o vencedor da categoria Best Future of Operations Project no Portugal Digital Awards 2020. O projeto de robótica da INCM destina-se a melhorar a logística da produção e expedição do Passaporte Eletrónico Português e do Cartão do Cidadão.

A ideia nasceu de um projeto vencedor do Prémio IN3+, uma iniciativa da INCM para a promoção da inovação na área de atividade da Casa da Moeda. O projeto ATLAS propõe, através da utilização de robótica colaborativa para o transporte de produto entre áreas de segurança, a manipulação e operação de um armazém automático e envio dos produtos finais validados para expedição.

Baseado no paradigma da Indústria 4.0, programa de robótica permite não só a garantir da localização e segurança de todos os materiais de valor transportados, como também libertar os colaboradores de tarefas pesadas e automatizadas.

Desenvolvido em parceria com o Centro de Investigação UNINOVA, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, o projeto ATLAS e o seu respetivo processo logístico tem como objetivo imediato melhorar a logística da produção e expedição do Passaporte Eletrónico Português e do Cartão do Cidadão.

A edição deste ano dos Portugal Digital Awards, uma iniciativa da IDC com o objetivo de reconhecer os líderes e empresas na área da transformação digital, atribuiu 19 prémios escolhidos entre cerca de 350 candidaturas e 139 projetos. Entre os vencedores estão a EDP Distribuição; a Salvador Caetano; a Worten; e a Sonae Fashion.

O júri dos Portugal Digital Awards distinguiu ainda Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, com o prémio Best Digital Leader, pelo papel ativo na digitalização e inovação no setor público em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × 1 =