Report: BET24 (11 de Abril) – Empreendedorismo jovem no seu melhor

No Sábado passado teve lugar a terceira edição do BET24 – 24 Horas de Empreendedorismo na Católica Lisbon School of Business & Economics (CLSBE). Este evento de empreendedorismo, que foi organizado pelos alunos da universidade, tem como objetivo promover e apoiar os jovens a criar ou a avançar com os seus projetos empreendedores.

O BET24 foi dividido em 2 sessões de 12 horas: a primeira ocorreu no dia 11 de Abril e a segunda terá lugar sensivelmente daqui a 1 mês no dia 9 de Maio. A organização do evento planeou este interregno de modo a que os concorrentes possam beneficiar de 1 mês de apoio contínuo por parte de uma equipa de mentores, permitindo que os seus projetos evoluam o suficiente por forma a disputarem os prémios no próximo dia 9 de Maio.


Zona de check-in (1)
nO início do dia começou com a sessão de abertura que teve a intervenção do diretor da CLSBE, Prof. Francisco Veloso, seguida de Salvador Barrios que apresentou esta 3ª edição do evento bem como os seus objetivos. Após a abertura tiveram lugar as intervenções de alguns dos responsáveis de startups que têm estado nos holofotes dos media, como é o caso de Luís Teixeira da Farfetch (a 1ª Billion Dollar Startup), Rui Bento da UBER, Vasco Pedro da Unbabel e ainda Henrique Neto da Iberomoldes e actual candidato à Presidência da República, que veio dar o seu testemunho de vida e de negócio ao BET24.


Luís Teixeira da Farfetch (2)
nPainel de Oradores:n
  • Luis teixeira – Operations Director & PT General Manager at Farfetchn
  • Rui Bento – General Manager da UBER Portugal n
  • Vasco Pedro – Fundador da Unbabeln
  • Henrique Neto – Fundador da Iberomoldes
nApós as 11h00, o BET foi dividido em 4 salas, onde decorreram vários workshops sobre (1) Social Media Challenge e (2) Social Entrepreneurship Challenge nas duas primeiras salas e o (3) Challenge 1.0 e (4) Challenge 2.0, nas outras duas.

1. Social Media ChallengenO desafio contou com 13 equipas (26 pessoas), a quem – após a assistência de 3 workshops (User Acquisitition, dado por Miguel Leito da Tradiio; Guerrilla Marketing, com Pedro Janela do WYGroup e Social Media Trends, com Ricardo Nunes da MindShare) – foi pedido que criassem uma estratégia de Social Media para algumas das startups a concurso no Challenge 2.0.


Social Media Challenge – The Jury (3)
nNo final do dia, todas as equipas apresentaram os seus projetos a um júri formado por Sebastião de Lancastre (Easypay), Fernando Jorge (Revshare), Paulo Fidalgo (Marketividade), Diogo Sousa Coutinho (Noori) e Andreia Almeida (We Love Social).

Da pool inicial de equipas, 5 passaram à final, tendo recebido um case study sobre a Uniplaces. Com base nesta informação, é esperado que ao longo destas 4 semanas as equipas criem um estratégia detalhada a apresentar ao júri no dia 9 de Maio.

2. Social Entrepreneurship ChallengenO Challenge contou com 20 pessoas – 7 equipas – que criaram iniciativas de projetos sociais. Estas fizeram um pitch de 5min, com 10min de feedback de um painel de júris, composto pela Gulbenkian, o IES – Instituto de Empreendedorismo Social e o BIS – Banco de Inovação Social.

Previamente foram dados 2 workshops – ’10 passos para mudar o Mundo’, com Frederico Vital da Terra dos Sonhos e um segundo, ‘Business Model for Non-Profit’, com Afonso Mendonça Reis. Aqui foram apresentados dois Business Model Canvas: o donor model e o beneficiary model.


Workshop Social Entrepreneurship Challenge (4)
nFoi ainda pedido aos participantes no Challenge para fazerem uma apresentação onde explicassem a ideia do projeto, o problema, o valor, a solução e a sustentabilidade do mesmo. Na final é esperado que as equipas apresentem preenchidos os 2 modelos Canva referidos e os restantes passos delineados – piloto, viabilização, impacto, transformação, crescimento e comunicação.

3. Challenge 1.0nO Challenge 1.0, mais focado nos empreendedores que já têm a sua ideia mais ainda não a desenvolveram, permitiu-lhes juntar as suas equipas e começar a trabalhar.


Sessão Challenge 1.0 e 2.0 (5)
nÀs 19h00, as equipas em competição participaram nos workshops de ‘Lean Startup’ (Karina Costa) e ‘Business Model Generation’ (Nuno Ribeiro, Fabernovel), tendo depois feito o primeiro pitch da sua ideia e recebido feedback do júri.

Durante as próximas 4 semanas estas equipas vão trabalhar para na final poderem qualificar-se para a campanha de Crowdfunding. Quem ganhar esta campanha, não só ganha o prémio monetário da mesma, como também 1000EUR e uma Viagem a Londres.

4. Challenge 2.0nO Challenge 2.0 estava mais focado para startups, começando logo pelas 10h00 da manhã com as 20 startups participantes a refletirem sobre os seus obstáculos e desafios, em conjunto com Mentores vindos de consultoras e instituições financeiras do país.


Social Media Challenge (6)
nApós o almoço, ocorreu o workshop de Lean Startup com Karina Costa (Fábrica de Startups) e, para finalizar a fase de aprendizagem, uma sessão sobre investimento de Venture Capital e Propriedade Intelectual com a Team Genesis, da sociedade de advogados Morais Leitão, representada por Vasco Stilwell d’Andrade.

Para estes participantes, o evento culminou com um momento de pitch, no formato ‘Shark Tank’, que determinou as 15 startups que, a 9 de Maio, estarão na Gulbenkian a lutar pelos 5000 euros de prémio e incubação na Startup Lisboa.


Sessão de Abertura do BET24 (7)
nO BET24 não acabou aqui, apenas começou. Neste Sábado intenso na Católica estiveram figuras principais do panorama do empreendedorismo português, bem como especialistas que ofereceram workshops sobre os temas mais importantes, e finalmente os ‘challenges’ que puseram à prova as ideias e as capacidades dos jovens empreendedores portugueses. Depois do que presenciamos, podemos dizer que o BET24 é sem sombra de dúvidas ‘O Evento de Empreendedorismo Jovem em Portugal’.

Venham as restantes 12 Horas!


Entrega de Prémios (8)

nCréditos de Imagem:

Créditos de Texto: Secções 1, 2, 3 e 4 (até foto 7): BET – Bring Entrepreneurs Together / Madalena Carvalhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nine + 1 =