Rise Europe lança guia para apoiar startups na inovação e expansão

Equipa de fundadores do Rise Europe

A Rise Europe, rede europeia de líderes na construção de ecossistemas de startups, apresentou o European Scale-Up Navigator, um guia estratégico para startups que ambicionam destacar-se como referências tecnológicas na Europa. A iniciativa, à qual se associa a consultora portuguesa Beta-i, visa fornecer conhecimentos e estratégias essenciais para startups em fase inicial que procuram internacionalizar-se e alcançar o sucesso global sustentável.

O continente europeu possui um ecossistema vibrante de startups, repleto de talento e potencial inexplorado. No entanto, as startups enfrentam desafios na expansão e alcance global. O European Scale-Up Navigator surge para superar essas dificuldades, oferecendo um guia prático e abrangente que inclui um relatório sobre o panorama europeu da inovação, destacando características específicas de cada país.

O guia identifica oportunidades de financiamento, colaborações entre empresas e fornece informações sobre quadros regulamentares e jurídicos. O manual aborda questões cruciais para startups, como o momento, local e método ideal para internacionalizar seus negócios. Além disso, oferece um panorama detalhado dos sistemas de apoio locais nos 14 países membros da Rise Europe, incluindo os contatos diretos dos criadores da iniciativa.

“Vemos um potencial significativo na Europa para cultivar a próxima geração de campeões de startups tecnológicas. Queremos criar um ambiente em que as empresas em fase inicial possam prosperar, construindo um ecossistema europeu unificado, onde empresas, investidores, universidades e governos colaborem. Este guia é uma ferramenta para explorar os centros de empreendedorismo mais dinâmicos da Europa e estabelecer conexões com motores de inovação prontos para apoiar essa missão”, destaca Stefan Drüssler, COO da UnternehmerTUM e co-iniciador da Rise Europe Network.

Ricardo Marvão, cofundador da Beta-i, sublinha a importância da inclusão de Portugal na rede Rise Europe, visando fortalecer conexões internacionais e promover o papel do ecossistema português no desenvolvimento europeu. O guia Navigator, desenvolvido com esse objetivo, será uma ferramenta útil para empresas que procuram parcerias estratégicas e crescimento.

A Rise Europe reúne 20 entidades relacionadas com inovação nos centros de empreendedorismo mais dinâmicos da Europa. Criada com o compromisso de acelerar as equipas de startups, a iniciativa visa contribuir para a soberania tecnológica europeia, combinando os ecossistemas locais em prol de soluções mais rápidas para desafios sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five − three =