SandSpace é a única finalista portuguesa do Apps for Good UK

Imagem de Tania Dimas por Pixabay

A aplicação criada no âmbito do Apps for Good, por jovens portugueses, sobre a ocupação do areal em 685 praias de todo o país. A votação está aberta ao público e a melhor aplicação internacional criada por jovens será anunciada a 26 de junho.

A SandSpace, aplicação que permite indicar e saber os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de todo o país, acaba de ser anunciada como a única finalista portuguesa do Apps for Good UK, uma das maiores competições mundiais de aplicações. A votação está aberta ao público e o anúncio da melhor aplicação criada por jovens será conhecida no próximo dia 26 de junho.

O programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para resolverem problemas sociais, que este ano – devido ao Covid-19 – será inteiramente online e que irá receber as aplicações criadas neste ano letivo em todos os países, pela primeira vez, tornando-se assim na maior competição mundial de aplicações.

Criada pelos alunos Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, de São João da Madeira, a SandSpace surgiu com a aplicação do programa Apps for Good em Portugal e no contexto atual da pandemia do Covid-19 permitindo aos utilizadores de 685 praias nacionais indicarem e saberem os níveis atualizados de ocupação do areal, e que conta já com a parceria da Agência Portuguesa do Ambiente.

 “É um grande orgulho e uma satisfação enorme ter uma aplicação portuguesa entre as finalistas do Apps for Good UK, uma vez que demonstra o enorme potencial dos nossos jovens e a capacidade de ensino e de acompanhamento dos nossos professores. Face ao contexto atual em que vivemos, é cada vez mais claro que a tecnologia deve ser um meio, e não apenas um fim, para a resolução de problemas e de causas sociais”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal que complementa dizendo: “agora só falta o público português torná-la na app mais apreciada pelo público”.

Disponível para download na Google Play Store, o mapa da SandSpace abrange toda a costa continental e a dos arquipélagos dos Açores e Madeira e são os utilizadores de cada espaço balnear a fornecer à app os dados sobre a sua ocupação humana, para que o software os converta num indicador gráfico em que o verde significa pouca densidade, o amarelo indica um número já considerável de banhistas e o vermelho traduz uma lotação limite.

Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

14 − seven =