Skizo by iRcycle: “Queremos mudar mentalidades”

Foto: Skizo by iRcycle

A preocupação ambiental uniu um casal de empreendedores que viu na sustentabilidade a oportunidade para fazer crescer um negócio que quer mudar mentalidades e proteger o ambiente.

Fundada por André Facote e Andreia Coutinho, a Skizo by iRcycle é uma empresa que transforma plástico recolhido nos oceanos em ténis personalizados. Com este projeto, os dois empreendedores mostram que é possível dar vida ao que já não a tinha, e contribuir para a resolução de um problema ambiental.

“Apesar de sermos pessoas conscientes acerca da problemática das alterações climáticas e das quantidades de plástico no Oceano, não íamos muito além da reciclagem caseira”, revela Andreia Coutinho, frisando que “Quando fomos pais a visão a longo prazo mudou, e nasceu a necessidade de termos que fazer algo urgente e deixar outro legado ao nosso filho. Após um árduo estudo e muita pesquisa percebemos que era possível transformar plástico do oceano em têxtil.”

A Skizo by iRcycle, mais do que uma marca, pretende ser a bandeira de uma causa com impacto no maior número possível de pessoas. Além da poluição dos oceanos, os criadores da Skizo apostam também nas mudanças dos hábitos de consumo e na sensibilização pela preservação e respeito pela vida animal.

“Todos os materiais que utilizamos são de origem não animal, ecológicos e reciclados. Para além disto, não temos stock, fazemos parte do mercado slow fashion, que acreditamos que é o futuro. Não produzimos em massa e não incentivamos o consumo por impulso. Um dos nossos objetivos é mudar mentalidades, é paralelamente educar a próxima geração e reeducar a anterior” destaca Andreia Coutinho.

Foto: Acredita Portugal

O impulso do Acredita Portugal

André Facote é formado em Gestão e esteve sempre ligado à gestão de empresas e de património. Andreia Coutinho, formou-se em Jornalismo. Aliaram as valências e know-how em gestão e em comunicação e complementando-o com a pesquisa sobre como solucionar o problema do plástico nos oceanos, como recolhê-lo e como transformá-lo.

Esta iniciativa valeu-lhes o prémio na categoria de melhor produto, do concurso Montepio Acredita Portugal, e serviu de rampa de lançamento para o reconhecimento da marca Skizo by iRcycle pelo público em geral e pelos media, contribuindo para o “selo” de qualidade e credibilidade do produto.

“Quando concorremos [ao Acredita Portugal] estávamos a dias de lançarmos a loja online. Decidimos concorrer por vários motivos e um deles, sem dúvida, foi por ser o maior concurso de empreendedorismo em Portugal e por toda a credibilidade que o concurso confere às startups e projetos que passam por este”, refere Andreia.

A participação no Acredita Portugal foi “sem dúvida um ensinamento imprescindível para a evolução e até mesmo para o sucesso do nosso projeto” sublinha Andreia Coutinho, frisando que o concurso é “uma oportunidade única para crescermos como empreendedores, como equipa, como seres humanos. Não é fácil mas no fim o bom trabalho e o esforço é sempre reconhecido.”

“A gala de entrega de prémios foi, até hoje, um dos momentos mais marcantes do nosso percurso. Toda a magia envolvente e organização e apoio por parte de toda a equipa do Acredita Portugal que culminou numa noite de convívio e de reconhecimento”.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 + 1 =