Smartex é a startup do ano na Web Summit 2021

Foto: António Rocha, cofounder da Smartex (Web Summit / Flickr)

A startup do Porto Smartex foi a vencedora da competição de Pitch da Web Summit. O concurso, promovido pela Siemens, reúne as principais startups em estágio inicial.

Das 650 startups que participaram nos três dias de competição, durante a conferência da Web Summit a startup liderada por António Rocha foi a preferida do júri que, este ano contava, entre os seus membros, Sarah Kunst da Cleo Capital, Wesley Chan da Felicis Ventures e Alf Franzoni da Siemens.

A Smartex é uma solução baseada em IA que reduz os defeitos na produção de tecidos de malha para perto de 0%. A plataforma também melhora a rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento com um objetivo global de evitar o desperdício.

O objetivo é abordar o problema dos resíduos na indústria da moda, na fase inicial do processo de produção e não a jusante, por meio da reciclagem ou reaproveitamento.

“A nossa missão é fornecer produtos de excelência com tecnologia de ponta para as indústrias tradicionais e, por meio inovação contínua, melhorar as operações dessas indústrias e, o mais importante, contribuir para um indústria mais sustentável e transparente ”, disse António Rocha, cofundador da Smartex. “Nós acreditamos que este pode ser nosso legado, e é isso que nos move a todos na Smartex. Sabemos que o impacto ambiental da Smartex pode ser enorme”, frisou.

 “É uma sensação boa receber o reconhecimento pelo trabalho que a equipe da Smartex vem realizando. Todos têm feito um trabalho extraordinário, sem exceções, e estes tipos de distinção são bons para a moral da equipa”, disse António Rocha. “No entanto, sabemos que o argumento de venda real acontece com nossos clientes, e é aí que está o nosso foco.”

A Smartex começou no Porto, e agora tem escritórios em São Francisco, nos Estados Unidos e em Shenzhen, na China. O próximo passo da empresa é consolidar sua posição nos mercados atuais.  

As startups ambientais provaram ser muito populares na Web Summit deste ano. Mais de 200 Startups de impacto – com foco nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, participaram na conferência de tecnologia de Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 5 =