Software controla trabalhadores remotos para aumentar produtividade

Foto de Freepik

Desde o início da pandemia, milhões de trabalhadores são monitorados através de softwares baseados em nuvem para garantir que permaneçam produtivos enquanto trabalham remotamente.

Com a popularidade crescente dos sistemas baseados em nuvem, milhares de empresas mantiveram um controle próximo sobre as atividades de seus colaboradores. Os fornecedores destes serviços oferecem sistemas de comunicação unificada em todo o país e afirmam que um número crescente de empresas está a optar por monitorar de perto as atividades das suas equipas.

A comunicação unificada inclui tecnologia VOIP, permitindo chamadas telefónicas confirmadas na Internet, para que os números de linha fixa possam ser atendidos nas casas dos trabalhadores e outras localizações remotas. Com todas as chamadas registadas e conectadas através de um sistema informático único, a comunicação permite que as equipas conversem e gravem vídeo, sendo estas ações monitoradas em tempo real pelos gestores.

Foto de DCStudio no Freepik

A tecnologia baseada em nuvem torna possível observar não só as tarefas individuais realizadas pelos membros da equipa que trabalham a centenas de quilómetros do escritório central, mas também permite que os gestores possam analisar a sua atividade em tempo real.

Com ela, os gestores podem produzir relatórios comparando a produtividade de cada membro da equipa, permitindo-lhes identificar os melhores desempenhos e os menos produtivos. As ferramentas são desenvolvidas permitindo às empresas economizar dinheiro ao otimizar os sistemas e identificar ineficiências, como, por exemplo, um trabalhador pouco produtivo. Além disso, permite que os gestores recompensem os membros da equipa mais produtiva e evitem o desperdício de tempo, verificando quando os indivíduos estão indisponíveis ou em reuniões.

A tendência para o trabalho fora do escritório foi acelerada pela pandemia, e milhares de empresas adotaram desde então modelos de trabalho híbridos. No entanto, muitos gestores acreditam que continuam a enfrentar desafios para garantir que as suas equipas estejam totalmente envolvidas e não se distraiam em trabalho remoto.

De acordo com especialistas da TelephoneSystems.Cloud, os trabalhadores remotos podem facilmente tornar-se desconectados dos seus colegas e dos objetivos e cultura da sua empresa. Para Juliet Moran, da TelephoneSystems.Cloud, “muitas empresas estão a lutar para manter as suas equipas totalmente envolvidas. Acredito que é por isso que ferramentas, como os sistemas de comunicação unificada, estão a tornar-se cada vez mais populares.”

Entretanto, nos EUA, um relatório do Departamento de Trabalho, divulgado esta semana, indica que 72,5% das empresas afirmaram que seus funcionários regressaram ao trabalho presencial. Esse número aumentou em relação aos 60,1% relatados em 2021.

Foto de Freepik

De acordo com a pesquisa, em 2022 aumentou em cerca de 21 milhões o número de trabalhadores em trabalho presencial em tempo integral, em comparação com o ano anterior. Apesar da oferta de flexibilidade do trabalho remoto ser uma realidade crescente nos Estados Unidos, muitos profissionais e empresas preferem regressar ao escritório.

A tendência de trabalho remoto continua mas, uma vez ultrapassadas as condicionantes da pandemia, muitas empresas percebem que há desafios a superar. Um deles é garantir que os funcionários remotos sejam produtivos.

Assim o uso de tecnologias de nuvem que unificam todos os sistemas de comunicação de uma empresa, oferecendo um “escritório virtual”, tornou-se popular em todo o mundo. Essas ferramentas oferecem, não só, um espaço comum para todos os seus funcionários interagirem numa mesma plataforma, mas permitem também que os gerentes monitorem as atividades de suas equipas de trabalho de forma remota e em tempo real.

Dessa forma os gerentes não só podem monitorizar chamadas, mensagens de chat e vídeo, como observar em tempo real o que cada membro da equipa está a fazer durante o horário de trabalho. Conscientes dessa realidade, muitos profissionais optam pelo regresso ao trabalho presencial pela preocupação relativamente à privacidade, embora a maioria dos contratos de trabalho já inclua cláusulas que permitem o monitoramento do trabalhador remoto.

Em suma, embora o trabalho remoto se tenha tornado uma tendência mundial e o uso de ferramentas de comunicação unificada para monitorar as atividades dos membros da equipa comece a tornar-se uma prática comum, existem preocupações legítimas com a privacidade dos funcionários e incertezas dos gestores quanto à produtividade que atuam em contraciclo, afrouxando uma tendência que parecia inexorável no auge da pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 + ten =