Startups portuguesas levantaram 485 milhões em 2018

Imagem de Tumisu por Pixabay

De acordo com dados divulgados durante o Lisbon Investment Summit, num estudo elaborado pela LC Ventures e pela FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels), o valor de investimento de capital de risco em startups portuguesas atingiu os 485 milhões de euros em 2018.

Segundo o relatório, os investimentos por parte de Business Angels (BA) subiram para níveis parecidos com os de Venture Capital (VC), muito devido a aumento das lógicas de coinvestimento. Registou-se também um aumento do valor médio de investimento de VCs e de BAs.

No primeiro semestre deste ano, registaram-se 74 acordos de investimento no valor de 54 milhões de euros e uma média de 700 mil euros por ronda. Dos acordos fechados, 89% foram em empresas em fase seed. Neste particular o Norte e Centro do país lideram em número de deals, sendo que Lisboa lidera no que toca à quantidade de capital investido.

A média de investimento foi de 3,2 milhões de euros, divididos pelos 152 deals fechados durante o ano passado, sendo que 8 em cada 10 investimentos foram em fase seed. O resultado reflete um volume de transações 4,4 vezes maior do que o registado em 2017.

Em nove anos o número de empresas de capital de risco em Portugal duplicou

Ainda de acordo com este estudo, ainda há potencial de crescimento para o capital de risco e entre as empresas portuguesas. O investimento via VC assegura apenas 1% do investimento total em empresas, sendo que o investimento com capitais próprios assegura a maior fatia (65,4%). A banca é a segunda fonte (20%), seguida do financiamento europeu (3,2%), e do apoio público (1,2%).

Em nove anos, o número de empresas de capital de risco em Portugal passou de 24 para 48, duplicando. Por outro lado, entre 2009 e 2016, o valor de fundos sob gestão também cresceu, de 3,1 mil milhões para 4,6 mil milhões de euros. Também o número de business angels aumentou de 267 em 2010 para 344 em 2018, tendo o capital total passado de 43 para 63 milhões de euros no mesmo período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two + 5 =