Valerio Fonseca Aponta as Cinco Tendências para o Setor Imobiliário Europeu

Valerio Fonseca, CEO do Grupo Joivy
Na foto: Valerio Fonseca, CEO do Grupo Joivy

A Joivy, a plataforma europeia líder na integração de soluções residenciais e de serviços para proprietários e investidores, fechou 2023 com um valor bruto de reservas de 160 milhões de euros e um volume de negócio de 110 milhões de euros. O resultado triplica os valores registados em 2021 e aponta para um crescimento de 70% em Itália – o país de origem da empresa – e de 140% no estrangeiro no mesmo período.

Segundo Valerio Fonseca, CEO do Grupo Joivy, o mercado de arrendamento revelou uma forte expansão da procura em toda a Europa, devido ao aumento do custo das hipotecas, bem como à procura de alojamento de curta duração, com qualidade.

Para os leitores do Empreendedor, Valerio Fonseca destaca cinco tendências-chave para a habitação em 2024.

1 | Regulamentação em Portugal e Escócia

O novo enquadramento regulamentar em Portugal, fará com que o mercado de investimento se concentre mais em arrendamentos residenciais e de longa duração geridos por terceiros, tal como é provável que aconteça na Escócia, onde no último trimestre de 2023 entrou em vigor uma regulamentação rigorosa sobre arrendamentos de curta duração. Esta tendência conduzirá a uma mudança de paradigma no mercado de arrendamentos de curta duração.

Imagem de StockSnap por Pixabay

2 | Boom de Coliving em Londres

A previsão de um aumento significativo de moradias partilhadas (coliving) em grandes cidades europeias, como Londres, destaca-se como uma das tendências proeminentes para 2024. A utilização mista de moradias partilhando áreas comuns como cozinhas, lavandaria ou espaços de convívio e trabalho é a opção favorita dos millennials para residir e empreender. Esta tendência já iniciada promete transformar o cenário residencial na capital britânica, um dos destinos preferenciais dos nómadas digitais.

3 | Impacto do Fundo de Recuperação

Os 750 mil milhões de euros atribuídos pela União Europeia para a recuperação pós-Covid terão repercussões também no alojamento. Uma parte significativa destes subsídios é suscetível de ter impacto no alojamento para estudantes, onde o aumento da oferta promete influenciar a dinâmica do setor.

Foto de Drazen Zigic em Freepik

4 | Sustentabilidade

A ênfase contínua na sustentabilidade impulsionará agendas em 2024. As regulamentações mais rigorosas sobre requalificação energética, em vários países europeus, antecipam uma viragem para a reabilitação urbana e intervenções focadas na melhoria da eficiência energética dos edifícios. É, portanto, previsível que haja uma maior oferta de habitação de qualidade nos centros históricos das cidades europeias.

5 | Digitalização e Inovação

A digitalização e inovação permanecem fundamentais. A adoção de tecnologias emergentes, como Realidade Virtual, contratos inteligentes baseados em Blockchain e análise de Big Data, continuará a revolucionar as operações no setor imobiliário, transformando processos de procura, venda, compra, negociação e gestão de ativos.

Foto de Maria Ziegler em Unsplash

Com um olhar voltado para o futuro, o Grupo Joivy projeta liderar não apenas em resultados financeiros sólidos, mas também ao abraçar e antecipar as tendências que redefinirão a paisagem da habitação na Europa em 2024.

“2023 foi um ano incrível para o Grupo, que nos permitiu cumprir as promessas que fizemos a nós próprios em 2021”, sublinha Valerio Fonseca. Gerindo cerca de meio milhão de metros quadrados em 50 cidades europeias, a empresa de origem italiana reafirma o seu compromisso de impulsionar a evolução do setor imobiliário e contribuir para uma habitação mais inovadora e sustentável.

“Empregamos mais de 450 pessoas em 6 países e confirmamo-nos como um parceiro sólido, capaz de acompanhar investidores e proprietários no mundo fragmentado do setor imobiliário. Começamos o novo ano com o objetivo de fazer ainda melhor e de expandir a nossa oferta e a nossa carteira gerida, com números sempre a crescer.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 − five =