15 dicas para planear um 2015 empreendedor

Se fez o trabalho de casa e seguiu a checklist de preparação para o Natal do Empreendedor.com, neste momento deve estar já a gozar os frutos de um mês de dezembro prolífico em vendas e poderá acabar o ano com alguns dias de descanso. Mas antes disso, porque não aproveitar para fazer um balanço sobre a performance do seu negócio? Eis algumas dicas.

1- Crie uma tabela com uma coluna para o que correu mal e outra para o que há a fazer para corrigir a situação. Da mesma forma, crie uma tabela com uma coluna para o que correu bem e outra para o que há a fazer para tirar maior partido desse fator. Inscreva nas tabelas as conclusões dos itens seguintes.

2– Consulte o seu plano de negócios e verifique até que ponto os seus objetivos estão a ser cumpridos. Para cada capítulo do seu plano, tome notas sobre o que está a correr bem e a correr mal.

3- Analise os seus registos financeiros. Tome consciência de que fatores afetaram as vendas e do lucro que verdadeiramente o negócio gerou. Veja como investiu esse montante ou como planeia investi-lo no futuro. Por exemplo, que percentagem do lucro vai investir em divulgação?

4- Avalie o seu comportamento enquanto gestor da empresa, identificando os seus pontos fortes e fracos e estabelecendo compromissos para melhorar onde mais precisa.

5- Lembre-se das oportunidades que perdeu. Gostaria de ter concorrido a um prémio, frequentado uma feira de negócios ou uma conferência importantes, mas não o fez por falta de tempo? O momento de planear as suas presenças para 2015 é agora.

6- Hora de arrumar a casa. Arranje forma de se livrar de ligações que não estão a resultar e consomem tempo. Parcerias que não funcionam, colaboradores que não vestem a camisola, pessoas ‘tóxicas’ que consomem o seu tempo.

7- Identifique os melhores clientes de 2014 e reavalie o seu cliente ideal. Planeie como dar mais atenção aos melhores clientes e evitar os piores.

8- Pense não só no desempenho da sua equipa mas também no seu grau de satisfação. O que podem os seus colaboradores melhorar em 2015? E você, o que pode fazer para que eles se sintam mais motivados?

9- Que resultados tiveram as suas ações de comunicação? Analise a relação entre investimento e resultados que cada tipo de ação teve para melhor planear o que fazer no novo ano.

10- Identifique necessidades de formação. A aprendizagem e o desenvolvimento pessoal são factores fundamentais na vida do empreendedor e da sua equipa. Tome nota do que é mais urgente melhorar para cada elemento.

11- Pense se há tarefas que deve delegar. Ninguém é perito em todas as áreas e há algumas em que aprender pode demorar demasiado tempo.

12- Reflicta, e chame todos os funcionários a refletir sobre a produtividade. Simples alterações de processos podem resultar em enormes ganhos para a empresa e em mais tempo livre para si e para os seus funcionários. Veja algumas dicas aqui.

13- Identifique factores de ordem social, económica, demográfica, de mercado ou outras que estejam a ou que possam vir a influenciar a sua empresa.

14- Com base no que apontou na tabela, crie cenários para o próximo ano. Comece por um cenário realista, elaborado com base nos factos e na sua previsão. Faça também um cenário pessimista, que preveja o que de pior poderá acontecer (por exemplo ruptura de stocks, indisponibilidade de um membro da equipa, quebra de uma parceria) e pense em planos B. Não deixe de elaborar também um cenário optimista. Todos precisamos de ter com que sonhar.

15- Crie um plano de ação que tenha em conta todo o ano de 2015. Partilhe-o com as várias pessoas envolvidas, explicando-lhes que responsabilidades pretende que elas assumam. Desta forma todos estarão igualmente informados e envolvidos no projeto.

Rever a performance da empresa deve ser uma preocupação constante do empreendedor, sendo certo que se recomenda uma análise trimestral, pelo menos do ponto de vista financeiro. No entanto, o final do ano traz consigo a ideia de recomeço e de novas possibilidades. Não deixe de se inspirar para acertar o rumo do seu projeto. E tenha um 2015 muito feliz, empreendendo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

six + seventeen =