Correto é Diferente de Concreto

Defina um objetivo correto e concreto
Foto: Pixabay

No mundo empresarial existem expressões que muitas vezes nos confundem, pois assemelham-se no seu significado e na sua essência. Ora, não pode nem deve haver lugar a trocas de semântica na hora de transmitir uma decisão, ou agendamento de reunião, apresentação do plano traçado, relatórios… Até porque vai ter existir sempre alguém que faz da atenção e do pragmatismo a sua maior arma e, com isso, ajuda a transparecer o que parecia obscuro.

Dizer que algo é correto, ou está correto, não significa que a tarefa que nos foi incumbida pelo nosso superior – ou até por nós, caso o negócio seja nosso – foi concretizada; pelo contrário, os seus passos e o seu modelo de execução podem até estar corretos e mesmo assim os resultados não serem concretos, certo?

Quer a nível do Empreendedorismo, quer a nível do intra-empreendedorismo, ou mesmo trabalhando por conta de outrem, o Correto deve ter em conta também o Concreto, pois é este que nos gera receita, vendas, e nos possibilita ter a margem necessária para efetuar contratações.

Adjudicar um contrato ou finalizar uma ronda de investimento da maneira mais correta, é bom; mas o ideal é que isso seja transformado em algo concreto sob pena de termos concentrado os nossos esforços em vão.

Um dos melhores exemplos que eu lhe posso dar é algo que acontece numa das empresas que eu e o leitor tão bem conhece: a Família S.A., a nossa família, cujo conceito e estrutura tem similitudes com a dinâmica empresarial.

Se chamarmos ao nosso filho, ou filha, a atenção sobre determinado comportamento como portar-se bem à mesa, isso é atuar da forma correta; mas se ao chamarmos a atenção para esse comportamento, introduzirmos a componente do concreto (o correto com um sentido de propósito), então estaremos a efetivar e a concretizar aquele comportamento em algo construtivo, como: “porta-te bem para que possas ver os desenhos animados”. Isto é ser concreto e correto.

No mundo empresarial, falta ainda muita concretização, pelo que aconselho a ir pelo caminho do que é concreto sem nunca, como é óbvio, deixar de ser correto nos seus atos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

13 + eighteen =