Gestão de Talento: Quatro Principais Desafios e Tendências no Setor Industrial

Foto de aleksandarlittlewolf no Freepik

O ManpowerGroup lançou o seu mais recente estudo, ManpowerGroup Global Insights – Tendências do Mundo do Trabalho no Setor Industrial, analisando os desafios e tendências que estão a moldar o setor e como as empresas podem adaptar-se.

Nos últimos anos, o setor industrial tem enfrentado grandes mudanças, num ritmo cada vez mais acelerado. Fatores como os estrangulamentos na cadeia de abastecimento, a subida da inflação, pressões para a relocalização da produção, exigências para reduzir a pegada de carbono e uma escassez persistente de talento estão a moldar as estratégias das empresas.

“A indústria está a passar por uma transformação significativa, num contexto de escassez de talento e exigências crescentes por competências digitais e de sustentabilidade. Para acompanhar estas mudanças, as empresas precisam de investir em estratégias de construção de talento”, frisa Daniela Lourenço, Brand Leader da Manpower.

O estudo, ManpowerGroup Global Insights – Tendências do Mundo do Trabalho no Sector Industrial, aponta os quatro desafios que estão já a impactar a indústria e também o talento deste setor.

Desafio 1: Atração de talento qualificado com competências digitais

A evolução tecnológica da indústria, como a robótica colaborativa, gémeos digitais e inteligência artificial, está a criar novas oportunidades e desafios. A procura por talento com competências digitais e de gestão de experiência do cliente é alta, mas a competição por estes profissionais é feroz. A construção de bases de talento adequadas e a fidelização tornam-se prioridades.

Desafio 2: Capacidades de resiliência e flexibilidade na gestão de talento

Perturbações nas cadeias de abastecimento destacam a necessidade de construir resiliência e mitigar riscos. Modelos como Production-as-a-Service e integração vertical estão a ganhar popularidade, enquanto as cadeias de abastecimento procuram tornar-se mais transparentes para alcançar metas ESG.

Desafio 3: Capacidade de atração de talento e reforço das propostas de valor

Com o envelhecimento da força de trabalho e a produção local em alta, os empregadores enfrentam a escassez de talento qualificado. É crucial desenvolver propostas de valor diferenciadas e promover uma cultura de diversidade e inclusão para atrair e reter talento.

Desafio 4: Necessidade de upskill e reskill

O investimento em tecnologia e funções verdes está a aumentar a competição por talento qualificado. A requalificação é fundamental para preparar os trabalhadores para as funções do futuro, promovendo eficiência operacional e uma experiência digital centrada no cliente.

O estudo destaca a importância de as empresas adaptarem-se a estas tendências para garantir o sucesso no setor industrial em constante mudança. “Face a este cenário, e para que consigam acompanhar o ritmo das mudanças, é fundamental que as empresas invistam na capacitação e requalificação dos trabalhadores com as competências necessárias para acompanhar e promover a transformação da indústria”, sublinha Daniela Lourenço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three + 1 =