Cultura de Feedback Promove a Valorização e a Motivação dos Colaboradores

Um dos benefícios mais significativos do feedback, e que oferece uma rara oportunidade para o líder e um elemento da sua equipa, é terem um tempo para uma discussão one-to-one de questões de trabalho importantes que de outra forma não seriam abordadas.

Permite ainda, concentrarem-se em atividades de trabalho e objetivos, identificar e corrigir problemas existentes, e incentivar um melhor desempenho futuro. Uma cultura de feedback instalada reforça o desempenho de toda a organização.

Em grandes organizações existem por vezes testemunhos como este: ‘Em vinte anos de trabalho, esta é a primeira vez que alguém se preocupou em se sentar e dizer-me como eu estou a fazer as minhas tarefas.’

O valor desta interação intencional entre líderes e colaboradores deve ser fomentada e, não deve ser subestimada.

A força e a prevalência do desejo natural do ser humano para o reconhecimento individual não deve ser menosprezada. As estatísticas revelam que as taxas de absentismo podem ser reduzidas se der mais atenção à cultura de feedback na sua organização.

Os colaboradores gostam do reconhecimento do seu esforço pelo trabalho. O poder de reconhecimento social como um incentivo tem sido observado, e de facto, há evidências de que os colaboradores preferem o reconhecimento mesmo ‘sabendo a pouco’, a não terem qualquer tipo de reconhecimento.

A melhor maneira para se manter um colaborador motivado é mantê-lo a trabalhar em tarefas de ‘dificuldade que possam ser geridas.’ Os colaboradores adoram desafios, mas apenas se estiverem dentro da sua zona ideal de dificuldade.n nEsta forma de comunicação oferece também, uma excelente oportunidade do líder verificar quais são as necessidades de formação e o desenvolvimento individual dos vários elementos da sua equipa. Durante a comunicação, a presença ou ausência de competências de trabalho pode se tornar muito óbvia. A comunicação pode fazer a necessidade da formação mais urgente e relevante, ligando-a claramente aos resultados de desempenho e intenções de carreira futura.

nSe a organização tem esta preocupação de comunicar e criar feedback com os colaboradores, isto reforça o seu desempenho, desenvolvimento e, por si só tem influência positiva no sentido de valor, compromisso e de pertença do colaborador.

Instalar uma cultura de feedback deve ser posta em prática com o auxilio de um especialista coach que possui técnicas poderosas de coaching estratégico alinhando as mesmas com a estratégia e objetivos da própria organização.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPor um varejo profissional
Próximo artigoKacaoland: crescer de Local a Global através do franchise
Carla VazPaulo
Corporate Coach e Consultora da e-Estratégico, Business & Coaching, uma empresa de consultoria e formação certificada DGERT na área de desenvolvimento de competências comportamentais, com uma metodologia própria, o Coaching Estratégico®, líder de mercado para a área comportamental dos recursos humanos nas organizações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − two =