Prémio AGIR distingue projetos que promovem envelhecimento ativo

O concurso deste ano teve 171 candidaturas de todo o país, mas a escolha acabou por recair na ‘Trupe Sénior’, um projeto de animação cultural e social que promove a intergeracionalidade entre jovens e idosos, potenciando a coesão comunitária. Ao abrigo deste programa, os idosos integrarão ateliers artísticos dinamizados pelos jovens em risco de exclusão social, mas que passaram por processos de formação e reintegração na escola do Chapitô.

Segundo Teresa Ricou, Presidente da Direção do Chapitô, ‘o projeto Trupe Senior reivindica um novo olhar sustentado no princípio da diferenciação positiva e na assunção dos idosos, não como categoria social ‘despojada de possibilidades’, mas antes como pessoas com saberes, competências, desejos, visões e instrumentos para mudar o mundo.’

O projeto ‘Idade XXL’, da CEDIARA -Centros de Dia para Idosos, de Ribeira de Fráguas (Albergaria a Velha, Aveiro), foi distinguido com o segundo prémio. Este projeto promove o envelhecimento ativo através de programas focados na intervenção na comunidade e inclusão social, de forma a valorizar os conhecimentos dos idosos, colocando-os ao serviço da comunidade e investindo numa aproximação e partilha entre várias gerações.

O terceiro prémio foi entregue ao projeto ‘Envelhecimento +Ativo’, da Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, de Vila Nova de Famalicão. Este projeto vai atuar ao nível do envelhecimento ativo através do desenvolvimento de atividades promotoras da estimulação cognitiva e sensorial. Destina-se aos 152 utentes do centro de dia, apoio domiciliário e lar de idosos da Associação, e está orientado prioritariamente para idosos com demência ou limitações de mobilidade.n nPara Rodrigo Costa, Chairman e CEO da REN que presidiu à cerimónia de entrega dos prémios, ‘o Prémio AGIR foi criado para incentivar e apoiar iniciativas com respostas concretas aos problemas sociais que escolhemos endereçar. O ano passado foi dedicado à criação de emprego, e os três projetos premiados alcançaram um impacto social significativo. Este ano, o tema escolhido foi o envelhecimento ativo e acreditamos que as iniciativas selecionadas vão produzir uma transformação positiva nas comunidades abrangidas e servirão de exemplo para outras comunidades’.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorQuanto vale uma boa ideia?
Próximo artigoO rapport é a porta para a empatia
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × 3 =