4 coisas a fazer antes do ano terminar

Planejar o seu negócio
Foto: Pixabay

O ano de 2017 está chegando ao fim e sua empresa precisa começar a preparar os objetivos para o próximo ano. É preciso planejar e criar estratégias para que tudo ocorra bem e seu negócio possa prosperar como você espera.

Mas antes mesmo de começar a planejar o próximo ano existem algumas ações que precisam ser realizadas, pois servirão de base para a estratégia a ser criada, ou mesmo servirão de experiência para repetir ou não no futuro.

Para criar um planejamento eficiente é preciso analisar a situação atual da empresa e identificar oportunidades. Hoje vamos falar de algumas ações necessárias que irão ajudar sua empresa a começar o ano de 2018 com o pé direito.

 

1 – Estoque

Se sua empresa comercializa produtos você precisa ter total controle sobre o seu estoque. Isso evita que você venda itens que não possui ou mesmo compre peças que ainda existem e poderiam ser adquiridas em outro momento.

Além disso, o controle de estoque permite que você identifique os produtos com maior saída e os que ficam encalhados e, dessa forma, possa otimizar suas próximas compras, negociando com os fornecedores os produtos certos.

Outra vantagem de conhecer de perto o seu estoque é a possibilidade de fazer um saldão de fim de ano (ainda dá tempo!) com as peças encalhadas nas prateleiras. É uma excelente maneira de atrair clientes que querem bons descontos para comprar presentes de final de ano e assim recuperar o valor investido nessas peças.

Organizar o trabalho anotes do ano terminar
Foto: Pixabay

2 – Organize os arquivos da sua empresa

Final de ano é tempo de arrumação em casa, e deve ser na sua empresa também. É muito comum que ao longo do ano as pessoas acabem acumulando papéis desnecessários e isso gera aquela visão horrível de pilhas de coisas em cima das mesas e os ambientes muito desarrumados.

A organização dos arquivos e documentos ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários, pois com tudo arrumado é muito mais fácil encontrar o que é preciso. Além disso, em uma empresa existem diversos documentos importantes que precisam ser armazenados por períodos específicos e não podem ser perdidos, o que acontece facilmente quando tudo está desorganizado.

E mantenha uma rotina de organização constante durante o ano para que no final de 2018 o trabalho seja menor.

 

3 – Metas e desempenho

Essa é uma parte difícil, mas necessária em todas as empresas. Você precisa avaliar se seus funcionários trabalharam de maneira satisfatória durante o ano que está acabando e se os objetivos da empresa e os individuais foram alcançados.

Identifique o que a sua empresa deixou a desejar nesse ano, aquilo que ela precisa melhorar. Converse com os funcionários envolvidos e escute as dificuldades deles em exercer aquela atividade. Verifique se há necessidade de algum recurso tecnológico ou curso de especialização para gerar mais resultados.

Se sua empresa ainda não trabalha com metas gerais e individuais definidas, deve planejar para começar já no próximo ano, pois somente dessa forma é possível criar um plano de ação eficiente para o seu crescimento.

E com tudo isso resolvido e definido você precisa estabelecer os objetivos para o próximo ano. E você deve fazer isso ainda em 2017 para não perder tempo ou ficar os primeiros dias do ano com funcionários sem saber o que fazer.

 

4 – Gestão Financeira

Se você não sabe responder prontamente quais são os custos mensais com o seu estoque ou quais são os clientes que estão devendo certamente a sua empresa não possui uma boa gestão financeira.

Controlar as finanças da empresa é uma tarefa essencial para manter o controle financeiro do seu negócio, pois garante que você fará os pagamentos em dia, poderá cobrar os devedores logo que seja necessário, e conhecerá os recursos financeiros atuais e futuros. E isso permite planejar compras e negociar preços e prazos com fornecedores.

Pode ser ainda que sua empresa esteja pagando juros ou pegando valores emprestados sem necessidade, apenas pela falta de controle.

A gestão financeira deve fazer parte das atividades diárias do gestor da empresa, somente assim é possível prever possíveis problemas e agir antes que eles se tornem realidade.

Como você pode ver, o planejamento de 2018 já deve começar agora. Mas se você tem dificuldades em realizar as ações citadas nesse artigo saiba que existe software de gestão empresarial, que auxiliam a sua empresa a organizar as informações e facilitam essas atividades.

O GestãoClick por exemplo, possui módulos específicos para controle de estoque, gestão financeira, controle de pagamentos e recebimentos, emissão de nota fiscal eletrônica, cadastro de clientes e fornecedores e permite a geração de relatórios específicos que facilitam a visualizar a situação real da empresa, auxiliando a tomada de decisões importante para o negócio.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seventeen + 16 =