5 dicas para investir de forma consciente e sustentável

5 dicas para investir
Ilustração de Monstera em Pexels

2022 foi um ano desafiante. A instabilidade económica pode afastar algumas pessoas do mundo do investimento, num país em que os índices de literacia financeira são dos piores da Europa. No entanto, apesar de ser importante estar consciente dos riscos, com o aumento da inflação, investir tornou-se ainda mais importante uma vez que o dinheiro parado perde valor.

Para ajudar todos os que têm vontade de começar a investir, mas ainda não deram esse passo, a Goparity, plataforma de investimentos de impacto, reuniu cinco dicas para as quais os leitores do Empreendedor devem estar atentos quando começarem a investir:

1 | Estar a par das últimas notícias

Vivem-se tempos de grande incerteza a nível económico e todos os investimentos têm um risco associado. Assim, é essencial manter-se informado acerca do panorama económico e político nacional e internacional, de modo a tomar decisões informadas e responsáveis. Recorrer a meios de comunicação especializados é uma forma acessível e rápida de aceder a informação fidedigna sobre a área.

5 dicas para investir
Ilustração de Monstera em Pexels

2 | Investir de forma consciente

O mercado de investimento está em crescimento e existem cada vez mais plataformas para este fim. Antes de começar, é importante perceber de que forma e para que fins o dinheiro será utilizado. Tendo em conta a crise climática latente, optar por investimentos com impacto positivo nas pessoas e no ambiente poderá ser uma opção a ter em conta. Investir a pensão de forma sustentável tem mais impacto na redução da pegada carbónica do que deixar de andar de avião, tornar-se vegetariano ou utilizar energia de fontes renováveis.

3 | Investir em literacia financeira

Investimento é um tema que levanta ainda muitas dúvidas, principalmente para iniciantes. Investir em literacia financeira é fundamental para tomar decisões conscientes e responsáveis. Uma boa forma de desenvolver este conhecimento é participar em sessões online educativas que promovam a partilha de temas relevantes e o esclarecimento de questões com especialistas na área.

4 | Definir um plano

Definir um plano de investimento é uma estratégia para se sentir mais seguro. Em primeiro lugar, é essencial perceber quais são os principais objetivos do investimento, as razões pelas quais o está a fazer e definir o horizonte temporal do mesmo. Se conhecer bem as motivações, será mais fácil definir o caminho a seguir e fazer investimentos mais conscientes.

5 dicas para investir
Ilustração de Monstera em Pexels

5 | Manter a calma

É importante saber gerir as próprias expectativas e pensar a longo prazo. O mercado é cíclico e é normal observar variações negativas durante o prazo do investimento. Não ver resultados imediatos pode gerar alguma ansiedade, e é essa uma das razões pelas quais é essencial planear. Os resultados positivos podem demorar e isso não significa que foi feito algo errado. Além disso, os projetos sustentáveis têm um longo período de implementação, ou seja, pensar a longo prazo é melhor para si e para o planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 + 20 =