Tem projetos no setor do turismo? Fique a conhecer 4 possíveis linhas de financiamento para a área de empreendimentos turísticos e atividades com interesse para o turismo.
Linha de Apoio ao Turismo Acessível
Esta linha com dotação orçamental de cinco milhões e com limite de duzentos mil euros de por entidade, à qual se podem candidatar Municípios, outras Entidades Públicas, Entidades de Turismo e outras Entidades Privadas, tem por objetivo a adaptação de espaços públicos, nomeadamente museus e monumentos, recursos e serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades especiais, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas.
O apoio é não reembolsável para as entidades públicas e reembolsável para as entidades privadas, embora neste caso haja a possibilidade de 50% do incentivo ser convertido em fundo perdido, se as intervenções ocorrerem até ao final de 2017.
Inovação Produtiva
Nos projetos de Inovação Produtiva o Sistema de Incentivos tem como objetivo promover a inovação do tecido empresarial, traduzida na produção de novos, ou significativamente melhorados bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis diferenciadores e de qualidade e com um elevado nível de incorporação nacional, criando oportunidades de internacionalização ou reforçando a qualidade do tecido empresarial nacional e regional.
São considerados investimentos elegíveis a criação de um novo estabelecimento, o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, a diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento e a alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.
O incentivo a conceder assume a natureza reembolsável, aos projetos no âmbito do empreendedorismo qualificado e criativo, para as despesas elegíveis referidas é calculado através da aplicação de uma: taxa base máxima de 35%, a qual poderá ser acrescida das seguintes majorações, não podendo a taxa ultrapassar 75%.