Com o regresso de setembro, mês de recomeços e novos ciclos profissionais, a Adecco, especialista na gestão e recrutamento de Recursos Humanos, partilhou recomendações estratégicas para quem procura uma nova oportunidade de carreira. Um dos fatores mais determinantes, segundo a empresa de recrutamento, é o momento em que o currículo é enviado.
Dados internos e tendências internacionais apontam que as candidaturas submetidas entre terça e quinta-feira, antes das 9h, são as mais eficazes. Esse período evita tanto a sobrecarga de emails típica das segundas-feiras como a dispersão de prioridades das sextas, garantindo maior disponibilidade dos recrutadores para analisar perfis. Pelo contrário, enviar candidaturas ao fim de semana ou em feriados prolongados pode reduzir significativamente a visibilidade, com os currículos a perderem-se na chamada “pilha de segunda-feira”.

“A eficácia de uma candidatura não depende apenas do conteúdo do currículo, mas também de como, quando e onde é enviada”, destacam os especialistas da Adecco. Enviar o CV ao meio-dia ou ao final do dia pode reduzir as hipóteses de destaque, uma vez que os processos de triagem já estarão em curso.
Além do timing, a consultora recomenda que os profissionais planeiem as suas candidaturas com antecedência. O tempo médio de transição ronda os quatro meses, o que torna essencial iniciar a pesquisa dois a três meses antes da mudança desejada. O processo deve incluir a atualização de perfis online, como o LinkedIn, e o registo organizado das candidaturas enviadas e respetivos follow-ups.
Com mais vagas disponíveis nesta altura do ano, mas também com maior concorrência, os técnicos da Adecco sublinham que a estratégia pode ser o fator decisivo. “Saber o momento certo para agir é o que pode fazer a diferença entre ser apenas mais um… ou ser escolhido.”