Parcerias serão decisivas para a transformação da banca

Estudo da KPMG conclui que a transformação da banca será impulsionada pela Inteligência Artificial e por ecossistemas de parcerias estratégicas.

Foto de Rawpixel em Freepik

A próxima grande transformação do setor bancário será impulsionada pela Inteligência Artificial e pela criação de ecossistemas de parcerias estratégicas, segundo um estudo global da KPMG sobre o futuro da banca.

De acordo com o estudo Alliance or obsolescence: How banks can win with an AI-driven ecosystem, os bancos já não deverão depender apenas das suas capacidades internas para inovar e crescer, sendo cada vez mais determinante a articulação com fintechs, fornecedores tecnológicos, plataformas de cloud, especialistas em cibersegurança, consultoras e instituições académicas.

Segundo Rui Gonçalves, Head of Technology Consulting da KPMG em Portugal, “a Inteligência Artificial deixou de ser um tema experimental para se tornar num fator decisivo que ditará o futuro da competitividade no setor bancário”, alertando que as instituições que não consigam construir ecossistemas de parceria em torno desta tecnologia arriscam perder relevância no mercado.

O estudo refere ainda que 74% dos executivos bancários planeiam expandir as suas redes de parceiros nos próximos um a três anos, enquanto mais de metade está a explorar novos modelos de aliança para acelerar a inovação e ganhar escala. Embora a utilização de IA esteja atualmente concentrada em tarefas de back-office, como automação de processos, deteção de fraude e compliance, 70% dos líderes bancários nos Estados Unidos já reportam poupanças significativas de custos associadas à sua implementação.

A KPMG destaca que o verdadeiro potencial da Inteligência Artificial passará pela sua aplicação no front-office, nomeadamente na personalização da experiência do cliente e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. No domínio dos pagamentos, apenas 6% dos bancos utilizam hoje soluções baseadas em IA, mas este valor poderá atingir 58% no espaço de um ano, num contexto de crescente concorrência de empresas tecnológicas e grandes retalhistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three + sixteen =