As 5 buzzwords do Marketing Digital em 2022

Foto de Stephen Dawson no Unsplash

O início de cada ano é a época em que muitos aproveitam para refletir e planear a longo prazo. Esta pode ser também a altura para os gestores e empresas analisarem a sua estratégia e orientarem o foco dos seus conteúdos e iniciativas de marketing.

Especialistas da agência de marketing digital Páginas Amarelas identificaram para os leitores do Empreendedor algumas das tendências que irão marcar o setor e revelam como as empresas podem tirar partido das novidades trazidas pelo novo ano. Anote as cinco buzzwords do ano:

Voice Searching

Espera-se que a procura de produtos e serviços em motores de pesquisa através da voz venha a tornar-se uma realidade este ano. A gigante tecnológica Google prevê que a integração desta proposta tenha um impacto forte na experiência do utilizador.

Ao incorporar um sistema de pergunta por voz – e de resposta direta do mesmo modo – a Google acredita que esta tecnologia vai alterar a forma como as empresas incorporam Google Ads ou Search Engine Advertising nas suas campanhas de Marketing Digital no motor de pesquisa.

Google Ads

Aliado ao ponto anterior, o investimento crescente em Google Ads vai continuar a fazer-se sentir, nomeadamente por via de uma capacidade de segmentação cada vez mais apurada.

O lançamento do serviço Google Ads Performance Max, em novembro último, veio permitir que os anúncios sejam automaticamente direcionados para o público adequado, tendo apenas por base dados fornecidos pela empresa – um reforço à eficácia das campanhas.

Hiperpersonalização

Cada vez mais, o consumidor espera uma experiência de compra única. A personalização deve estar presente em todas as fases do processo, desde o anúncio, passando pelo packaging do produto, até ao apoio pós-venda. Uma boa forma de as empresas criarem relações fortes e duradouras entre as marcas e os seus clientes é investir nesta vertente de comunicação.

Visual Commerce

O comércio visual refere-se à experiência do utilizador no e-commerce focada na visualização de produtos. Esta tendência pode ser conseguida através de imagens ou de realidade aumentada, algo a que se vai assistir cada vez mais, com o crescimento do Metaverse do Facebook, agora Meta.

Chatbots

Com a generalização do uso da inteligência artificial, como uma ferramenta que permite automatizar interações repetitivas, os chatbots, serão uma solução cada vez mais utilizada na comunicação.

Estas plataformas são boas notícias para as empresas, pois permitem reduzir o tempo de espera no atendimento ao cliente e conseguem resolver problemas sem a intervenção de um assistente, o que maximiza a eficiência das equipas de vendas e aumenta a satisfação final do cliente.

Apesar das inovações surgirem a uma velocidade cada vez mais rápida, conhecer as tendências antecipadas pelos especialistas é uma forma estratégica de planear os investimentos a fazer em 2022 – no Marketing Digital não é exceção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nine + 14 =