Assessments: “Uma Metodologia para Explorar o Autoconhecimento”

Na foto: Pedro Monteiro, Diretor Comercial e Porta-voz da GoodHabitz em Portugal

Os Assessments são uma nova ferramenta de formação de adultos que surge da premissa de que o desenvolvimento pessoal depende do autoconhecimento para identificar as ações concretas a tomar para o crescimento pessoal e profissional.

Este novo instrumento, denominado Assessments de Autoconhecimento tem vindo a ganhar destaque entre os especialistas de soluções para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Em entrevista ao Empreendedor, Pedro Monteiro, Sales Manager da GoodHabitz em Portugal, explora a metodologia por trás desses Assessments e a utilidade prática de uma ferramenta que também passou a integrar o catálogo de serviços da GoodHabitz, uma plataforma de e-learning.

Foto de rawpixel.com no Freepik

Os Assessments são “testes didáticos online desenvolvidos com bases científicas” que proporcionam aos colaboradores a oportunidade de explorar as suas características e competências. Divididos em quatro categorias – identidade, competências, capacidade e vitalidade – esses testes procuram oferecer conhecimento específico em diversas áreas da personalidade.

“No fundo, permitem alavancar o potencial de cada um de forma mais eficaz”, sublinha Pedro Monteiro. “Permitem, aos colaboradores, descobrir que papéis desempenham numa equipa e que fatores caracterizam a sua comunicação com colegas; competências, onde os profissionais saberão em que capacidades linguísticas ou digitais deverão investir a sua formação; capacidade, desde a consciência espacial à lógica onde os colaboradores poderão validar as suas capacidades cognitivas; e vitalidade, onde poderão adquirir conhecimento sobre bem-estar, felicidade no trabalho e mindfulness.”

O diferencial dos Assessments reside na sua abordagem científica. No caso da GoodHabitz, uma equipa composta por psicólogos, especialistas em desenvolvimento de testes e redatores, trabalha arduamente para criar avaliações educativas e divertidas. O teste “Estilo de comunicação – Qual é a sua cor?” é um exemplo, baseado em modelos reconhecidos, como os Cinco Grandes Fatores de Personalidade, o Teste de Belbin e a Teoria DiSC.

Foto de Mikael Blomkvist em Pexels

Pedro Monteiro destaca a importância de tornar os Assessments intuitivos, fáceis de utilizar e, acima de tudo, reveladores dos pontos fortes individuais. Ele enfatiza que essas ferramentas não são apenas eficazes, mas também divertidas.

A ligação efetiva desta ferramenta à gestão de talento é um dos benefícios. Os resultados agregados podem ser utilizados para analisar um departamento, área de negócio ou toda a organização, proporcionando insights valiosos para o desenvolvimento estratégico.

“Estes Assessments podem encaixar-se em diferentes vertentes de uma estratégia de desenvolvimento de pessoas, e o Onboarding foi outra vertente potenciada com esta ferramenta, permitindo uma melhor integração dos colaboradores júnior, auxiliando na descoberta da direção certa para o seu percurso de desenvolvimento”, explica Pedro Monteiro.

A Deloitte, nos Países Baixos, é um exemplo de sucesso do impacto positivo dos Assessments, destaca Pedro Monteiro, sublinhando que a introdução dessas ferramentas resultou num aumento significativo no número de atividades de aprendizagem realizadas, evidenciando a eficácia da abordagem personalizada.

Pedro destaca as vantagens do autoconhecimento, que vai além do desenvolvimento profissional. Também para as empresas, o autoconhecimento e o desenvolvimento de soft skills contribuem para colaboradores mais produtivos e felizes.

Em conclusão, os Assessments de autoconhecimento representam uma abordagem inovadora e científica para o desenvolvimento pessoal e profissional e fazem também parte dos serviços disponibilizados pela plataforma de e-learning GoodHabitz. Fundada em 2015 nos Países Baixos e presente em mais de 20 países, entre os quais Portugal, a plataforma tem mais de 1 milhão de utilizadores registados e oferece cursos a empresas, visando o crescimento individual e organizacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × three =