Benefícios flexíveis para captar e reter talento

Foto de Rodnae Productions no Pexels

O mercado de trabalho tem, atualmente, as gerações mais qualificadas de sempre num contexto altamente competitivo e as empresas são confrontadas com o desafio de encontrar formas de se diferenciarem no mercado para atrair e reter o melhor talento. Uma das soluções passa por benefícios flexíveis, um conceito não só para tornar as vagas de emprego mais atrativas, como um critério de decisão para muitos candidatos.

Os benefícios flexíveis representam um complemento ao pacote salarial oferecido aos colaboradores, podendo incluir benefícios opcionais, que se adequam às circunstâncias de cada um; e não opcionais, disponíveis para todos. Aos leitores do Empreendedor, a GoodHabitz, plataforma de e-learning com o mais rápido crescimento na Europa nos últimos anos, revela cinco benefícios em que as empresas devem apostar para se tornarem mais atrativas e reter talento:

1 | Seguro de saúde

Os seguros de saúde são um dos benefícios flexíveis mais tradicionais e também um dos mais apreciados pelos colaboradores, dado que ter acesso ao sistema de saúde privado em Portugal é uma vantagem bastante apelativa. No entanto, é importante considerar o tipo de seguro de saúde que mais se adequa às necessidades de cada um, pois ter um plano mais ou menos adaptado, pode ser decisivo para muitos no momento de escolher um emprego.

2 | Flexibilidade

A flexibilidade é um benefício indiscutível para as novas gerações e, por isso, é mais importante que nunca. A pandemia forçou muitas empresas a adotarem o teletrabalho e muitos colaboradores gostaram da flexibilidade que este modelo permite. Deste modo, considerar horários flexíveis ou opções de trabalho à distância no pacote de benefícios extrassalariais irá atrair e reter talento, principalmente junto dos mais jovens.

Foto de Kampus Production no Pexels

3 | Formação e oportunidades de crescimento na carreira

A nova geração de talento anseia por oportunidades de crescimento. Para reter os jovens trabalhadores, as empresas deverão oferecer uma formação sólida e contínua para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um. Além disso, caso as empresas tenham oportunidade, deverão também permitir e apoiar os colaboradores na continuidade dos estudos sempre que estes assim o desejarem.

4 | Programas de Bem-Estar

Nos últimos anos tem-se assistido a um maior interesse por atividades de bem-estar promovidas pelas empresas, já que estas representam frequentemente a possibilidade de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Podem ser benefícios de bem-estar descontos em ginásios, estúdios de dança ou yoga, mas também a existência de uma sala de pausa com snacks, por exemplo.

5 | Vales para usar em educação, tecnologia, infância, etc

Vales com um plafond para usar em educação, tecnologia ou infância, que os colaboradores podem utilizar para comprar materiais, pagar a creche dos filhos ou até diminuir encargos escolares, são também um benefício bastante valorizado atualmente. Estes cheques são um apoio financeiro essencial para os colaboradores e não representam um custo extra para as empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − two =