Como a comunicação pode ajudar no sucesso de uma startup

Foto de Freepik

Somos seres em constante comunicação, tanto social como profissional. Ter a capacidade de transmitir as nossas ideias é multiplicar as nossas hipóteses de sucesso, permitindo o desenvolvimento da nossa marca e o seu posicionamento no mercado. Saber o que dizer, como dizê-lo e quando dizê-lo é essencial, e para o conseguir é necessário concentrar-se na comunicação, no marketing e nas redes sociais.

Neste artigo vamos convidá-lo a aprender como a comunicação pode ajudar a sua startup (ou empresa emergente) a alcançar o sucesso e mostrar-lhe-emos as diferentes formas de como o conseguir.

Como é que a comunicação ajuda a sua empresa a ter sucesso?

A comunicação é o que nos ajuda a melhorar a nossa imagem, aumentar a visibilidade, notoriedade e reconhecimento da nossa marca, alcançar um maior número de potenciais clientes ou divulgar um novo produto ou serviço.

Eventos-chave para comunicação

Na vida de uma startup, há uma série de eventos-chave que devem ser comunicados.

Lançamento no mercado: Esta é a apresentação à sociedade e a prova da sua razão de ser. O principal desafio é criar uma ideia disruptiva, diferenciadora e monetizável que vá ao encontro de uma necessidade na sociedade. É igualmente importante que o seu projeto seja lançado na altura certa e ao custo certo, bem como gerar mensagens claras adaptadas aos diferentes interlocutores, a fim de evitar a dispersão e atrair o interesse desde o início.

Financiamento e procura de recursos: É a razão para o projeto ter uma presença mediática ou aumentar a sua visibilidade nos fóruns apropriados, para se relacionar e interagir com o sector de investimento. Uma imagem de solidez que transmite confiança e consistência contribui para que diferentes grupos se aproximem do projeto com uma predisposição para se juntarem a ele.

Atrair e reter talento: Este é um dos trunfos mais cobiçados e a comunicação é o elo fundamental na construção de uma imagem corporativa e de uma reputação que faz com que os candidatos aspirem a trabalhar na sua startup. Tendo em conta que os empregados são os melhores embaixadores da empresa, o seu envolvimento no plano de comunicação, tornará a empresa mais atrativa no sector.

Aumentar as oportunidades de negócio: Requer uma cuidadosa exposição mediática que demonstre a evolução do projeto, ajudando no seu crescimento. Nesta fase surgem propostas comerciais, alianças e mesmo o interesse de clientes e investidores, uma vez que este tipo de comunicação aumentará a visibilidade e gerará mais confiança.

Como a comunicação pode ajudar no sucesso da sua startup
Foto de Pexels

Chaves para fazer da comunicação da startup um sucesso

1.      Deve conhecer o seu utilizador/cliente, para “conquistar corações, não apenas cabeças”, construindo um storytelling que envolverá a parte mais emocional da comunicação.

2.      Não esquecer que a comunicação interna também contribui para o sucesso e o êxito é sempre um esforço de equipa.

3.      Criar uma estratégia de comunicação social, desenvolvendo uma rede de aliados nos media, pode ser o seu melhor companheiro de viagem.

4.      Adaptar-se às mudanças, pesquisando constantemente as técnicas de marketing e comunicação que estão a funcionar e quais as que deve abandonar. Pode fazê-lo através da investigação da concorrência.

5.      Estabelecer objetivos concretos e mensuráveis, para que possa organizá-los por importância e acompanhar a sua evolução.

6.      Lembre-se que Comunicação não é Marketing, tem de diferenciar o que é notícia do que não é.

7.      A comunicação é digital, já não há fronteiras entre offline e online.

Estratégias de comunicação para o sucesso da sua startup
Foto: Freepik

Estratégias de comunicação para o sucesso da sua startup

Não se trata apenas de comunicar, mas também de saber o que queremos dizer, como o vamos dizer e a quem a mensagem é dirigida. Lembre-se que quando se trata de comunicar, existem diferentes opções e formas de o fazer.

Visão global

Tenha uma visão integrada de todos os públicos e canais de comunicação, para coordenar e planear as suas ações de comunicação.

Tomada de decisões baseada em dados

O Big Data, gerado pelas próprias plataformas, permite a investigação prévia, seguimento e avaliação da estratégia de comunicação. Os objetivos são estabelecidos com base de Key performance indicators (KPIs), indicadores que são monitorizados quase em tempo real.

Aprendizagem constante

A rapidez com que a informação avança na sociedade transforma os profissionais da comunicação em knowmads (nómadas do conhecimento), com uma atitude positiva de aprendizagem constante.

Mensagem clara e concisa

Estamos numa sociedade em que vivemos e decidimos à pressa, pelo que será útil levar a cabo práticas de comunicação dinâmicas como podem ser os elevator pitches, que consistem em transmitir a nossa ideia de negócio nos poucos minutos que uma viagem de elevador poderia durar.

Crescimento como um objetivo

Outra forma de impulsionar o crescimento acelerado é ter um growth hacker, alguém que utiliza um conjunto de técnicas de marketing de forma criativa para obter o maior número de utilizadores ou clientes ao menor custo.

Comunicação é trabalho de equipa
Foto: Freepik

Trabalho de equipa

A execução de estratégias de comunicação de forma coordenada e integrada, explorando sinergias, pode ser alcançada através de equipas multidisciplinares com estruturas flexíveis, horizontais e não-hierárquicas.

Empoderamento do utilizador

O utilizador é o nosso principal ativo; o fato de se tornar um embaixador da marca torna-o o melhor prescritor que podemos ter. A forma de o fazer é entrar em diálogo com eles, tornando-os parte do nosso projeto e capacitando-os.

Content is King (O conteúdo é o rei)

O marketing de conteúdos é uma técnica de comunicação em que as marcas têm equipas especializadas nesta área, de modo a fornecer informação e entretenimento de valor para o seu público-alvo.

Alianças com influenciadores

Esta estratégia de comunicação é utilizada para estabelecer relações win-win, desde que os prescritores sejam bem escolhidos. A sua função é conseguir um posicionamento orgânico para ganhar seguidores e reputação.

Comunicação e resultados
Foto: Pexels

Conclusão

As Startups utilizam a comunicação para obter reconhecimento, alcançar notoriedade com as suas ações, divulgar os seus produtos ou serviços, atrair investidores e ambos atraem novos clientes e reter os já existentes. A comunicação é essencial para alcançar resultados – daí a frase: “Se não comunicar, não existe” – caso contrário, um grande projeto pode passar completamente despercebido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

10 − four =