Como reduzir custos na sua empresa

controle os seus custos para potenciar suas poupanças
Imagem de luxstorm por Pixabay

A alta competitividade do mercado, as altas cargas tributárias e a falta de recursos financeiros são apenas algumas das preocupações que ocupam a mente de um empreendedor ou gestor de empresas.

Manter a empresa em ritmo de crescimento nesse contexto conturbado é um desafio e exige muitas habilidades gerenciais, disciplina e jogo de cintura. E nesses momentos mais importantes até do que aumentar o faturamento é controlar os custos da empresa.

A parte boa é que existem diversas maneiras de reduzir custos nas empresas, desde atitudes simples do dia a dia até a implantação de sistemas que automatizam processos.

Agora você vai conhecer alguns desses métodos.

Analise seus custos atuais

O primeiro passo para o processo de redução de custos é saber exatamente como está o orçamento da sua empresa. Essa etapa é primordial já que não seria possível criar qualquer estratégia de redução de custos sem conhecer para onde cada centavo está indo.

É muito comum encontrar empresas com dificuldades financeiras que não fazem o controle de suas contas. Para mudar essa situação é fundamental que todas as despesas sejam minuciosamente registradas, até mesmo as que parecerem irrelevantes.

A análise desses registros, que podem ser categorizados, permite que o gestor perceba quais setores ou atividades estão gastando mais recursos. Com essa informação é possível pensar em alternativas para reduzi-las.

controle os seus custos
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

Otimize processos

A baixa produtividade é um grande vilão do orçamento. Quanto mais eficiente for o trabalho melhor será para a empresa, que conseguirá evitar o pagamento de horas extras e com outros custos embutidos.

A tecnologia é uma grande aliada das empresas. Muitos setores possuem um grande número de operações diárias que podem ser automatizadas e assim otimizadas.

Quando a empresa conta com um sistema eficiente de gestão empresarial, por exemplo, diversos controles passam a ser simplificados, facilitando o dia a dia e garantindo a segurança dos dados.

Um software de gestão empresarial permite que o gestor tenha total controle de estoque, cadastro de clientes e fornecedores, vendas, pedidos de orçamentos, pagamentos e recebimentos, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e muito mais.

O módulo de relatórios ainda oferece recursos para obter informações precisas em tempo real, que facilitam a tomada de decisões importantes para a empresa.

Renegocie com fornecedores

Normalmente mantemos relações de consumo com determinadas empresas porque em algum momento elas demostraram ser boas opções. Mas depois de algum tempo essa realidade pode ter-se alterado.

É importante sempre buscar novas cotações de fornecedores, e até mesmo rever contratos existentes para garantir que sua empresa está fazendo bons negócios.

A fidelidade com os fornecedores pode trazer muitos benefícios, e para usufruí-los é preciso estar atento ao mercado e tentar renegociar quando outra empresa oferecer melhores condições, não apenas financeiras.

A eventual troca de fornecedor pode ser uma solução para reduzir custos na empresa, mas leve sempre em consideração não apenas o preço, mas também prazos, confiança e outros elementos que podem influenciar o contrato.

moedas de euro e cêntimos de euro
magem de Lucia Grzeskiewicz por Pixabay

Crie metas de redução de custos

Alguns custos podem ser reduzidos com pequenas mudanças no dia a dia, mas é preciso mobilizar e engajar a equipe para que os objetivos sejam alcançados.

O desperdício de eletricidade, de água, de papel, de telefone, e mesmo o uso de copos descartáveis são custos que, somados, consomem boa parte do orçamento da empresa.

Conscientize a equipe e estabeleça novos hábitos que sejam capazes de reduzir esses custos. A tecnologia também pode ajudar em algum desses custos.

O uso de plataformas gratuitas de comunicação ao invés do telefone, a instalação de dispositivos com sensores de presença na iluminação de ambientes pouco utilizados, lâmpadas com maior eficiência energética, instalação de válvulas e torneiras com controle de volume de água, por exemplo, contribuem com a redução de custos.   

Apostar nessas mudanças pode gerar uma redução considerável de custos e assim, melhorar a situação financeira da empresa.

Esses são apenas algumas ideias e atitudes que podem contribuir para o equilíbrio financeiro. Reduzir despesas é algo normal e necessário, e não deve ser feito apenas em momentos de crise. Uma gestão inteligente está sempre atenta às formas de economizar despesas, e assim, aumentar o lucro.

O empresário ou gestor precisa ver essas modificações como mudanças positivas, que sendo bem implantadas, podem contribuir para o crescimento do negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × 4 =