Competências fundamentais para liderar a transformação digital

Foto de Nataliya Vaitkevich em Pexels

A transformação digital é uma tendência em setores essenciais da sociedade. Ela requer profissionais com uma mentalidade orientada para os dados e capazes de pensar estrategicamente a partir da avaliação de métricas de desempenho.

Com efeito, a aceleração digital das empresas cria oportunidades para as organizações reunirem um conjunto de dados que podem ser utilizados para a otimização de produtos, serviços e negócios. Este processo ajuda à tomada de decisões baseadas em razões e evidências, em vez de intuição.

Profissionais com mentalidade data-driven (data-driven mindset) não decidem simplesmente a partir do instinto, mas têm uma curiosidade inata para perceber “porque é que as coisas são como são”. Eles possuem um ceticismo saudável e não têm medo de reconhecer que estão errados, ou de falhar.

Foto de Alpha Trade Zone em Pexels

Avaliar os desafios de um negócio, selecionar o canal de compras mais lucrativo ou ajustar a mensagem de marketing, hoje pode ser decidido a partir de métricas construídas por dados e é uma tendência crescente, impulsionada pela acelerada digitalização.

“Esta é uma transformação a que devemos dar a maior atenção, sobretudo em três aspetos essenciais: Pessoas, Processos e Tecnologia. Para os especialistas no setor, revela-se assim fundamental desenvolver algumas competências de modo a criarem as respostas mais inovadoras, em linha com as necessidades do mercado e exigências dos clientes”, frisa Tijana Krstajic, Diretora de Dados e Inteligência Artificial na consultora Zühlke.

revela-se fundamental desenvolver algumas competências de modo a criarem respostas inovadoras

A inovação é uma das componentes fundamentais de uma mentalidade data-driven. Um profissional com uma mentalidade orientada para dados não receia experimentar, inovar e falhar, desenvolvendo componentes como a colaboração e pensamento crítico. Dentro de uma organização, esforçam-se por quebrar as barreiras entre os diferentes departamentos, entendendo os desafios e oportunidades de uns e de outros.

Por outro lado, dotados de uma mentalidade analítica, os profissionais data-driven analisam e melhoram sistematicamente os processos de um negócio. Isso contribui para a redução de despesas desnecessárias e melhorar a eficiência.

Foto de Chris Liverani em Unsplash

As bases de conhecimento em matemática ou estatística são essenciais e uma experiência sólida na sua área de atuação é importante para traduzir as necessidades dos clientes para a solução técnica mais relevante.

Do mesmo modo, revela-se essencial estar a par das tendências que potenciam as soluções criadas, como o armazenamento de dados e trabalho em cloud, Machine Learning ou Inteligência Artificial. A partir destes conhecimentos, os especialistas contribuem de forma significativa para que as empresas concretizem todo o seu potencial na área de Data.

Ter profissionais com mentalidade orientada para dados é a melhor forma de fazer funcionar a transformação digital na sua empresa. Eles criem o ambiente necessário para que as organizações se tornem totalmente data-driven. 

Se, por outro lado, você é um profissional com data-driven mindset, então parabéns, isso significa que você está sempre a procurar maneiras de aprender e melhorar, seja para si ou para a sua organização. Continue a fazer perguntas e a procurar respostas para elas nos dados. Esse é o caminho certo no novo mundo digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 + 10 =