IES acelera startups do maior concurso europeu de Inovação Social

Fotograma de video de promoção do Social Innovation Tournament

IES – Social Business School prepara startups de impacto para final do torneio de inovação do Instituto do Banco Europeu de Investimento. Há 15 projetos na shortlist e o programa de aceleração decorre em Portugal.

O Instituto do Banco Europeu de Investimento premeia anualmente as melhores startups europeias de impacto através do SIT (Social Innovation Tournament). Esta é a quarta edição em que a preparação dos finalistas para a grande final fica a cargo do IES – Social Business School – a escola de negócios sociais pioneira em Portugal.

Todos os anos, o Instituto do Banco Europeu de Investimento (IBEI) seleciona 15 startups de impacto para o Social Innovation Tournament, o programa de inovação social que apoia e premeia as melhores soluções europeias com impacto social, ético e ambiental positivo em áreas como a educação, saúde, meio ambiente, economia circular, inclusão social, envelhecimento e criação de emprego.

As startups candidatam-se a duas categorias, onde são apurados quatro vencedores – dois na General Category e dois na Special Category – com prémios de 50 mil euros para o primeiro classificado e 20 mil euros para o segundo classificado. Dois projetos são ainda selecionados para participar no INSEAD Social Entrepreneurship Programme, em França.

A edição de 2020 está orientada para o impacto ambiental, com especial enfoque na biodiversidade e conservação ambiental. Os 15 finalistas, de entre mais de 200 candidatos, são: BeeOmonitoring (Bélgica), Breeze Technologies (Alemanha), Cloud Cuddle (Países Baixos), CM Fluids AG (Alemanha), COKIDO (Bélgica), Corax (Itália), HeraMobileApp (Turquia), Life Based Value (Itália), NaviLens (Espanha), PlasticFri (Suécia), RecyclaScan (França), Skillab (Países Baixos), Soil Steam International AS (Noruega), Sponsh (Países Baixos) e Tucuvi (Espanha).

As startups finalistas terão agora acompanhamento, através de um programa online tailor made, sessões de mentoria e e-training em pitch, de Julho a Outubro, pelo IES Social Business School, a primeira escola para negócios sociais portuguesa.

As sessões vão capacitar e dotar os empreendedores das ferramentas e técnicas necessárias para o evento final de apresentação e de defesa dos projetos perante um painel de jurados especialistas em inovação social.

Fundado por personalidades que estiveram na génese do empreendedorismo social em Portugal como Filipe Santos, atual Dean da Católica Lisbon, Miguel Alves Martins, diretor executivo da Nova SBE Leadership for Impact Center, Manuel Forjaz, antigo dirigente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), professor e empresário e em estreita ligação com o INSEAD e a Câmara Municipal de Cascais, o IES tem sido também ele responsável pelo crescimento de um ecossistema de impacto.

“Este é um dos concursos mais importantes no panorama da Inovação Social europeia. É um privilégio contribuir para a capacitação destas startups e uma honra sermos parceiros de uma organização que tanto fez por este setor na Europa.” diz Carlos Azevedo, CEO do IES. “Este projeto está alinhado com a nossa missão de convergência e multiculturalidade que assenta, hoje em dia, numa comunidade com mais de 8000 alumni espalhados pelo mundo.”

A cerimónia final este ano realiza-se em Lisboa, no dia 8 de Outubro, e vai contar com a presença de várias figuras públicas relevantes.

Os finalistas integram ainda a SIT Alumni Network, onde podem beneficiar de outros programas como o Scaling Executive Programme, o SITolarships, conferências e networking com investidores, filantropos de risco e fundações, e terão também acesso à IRIS, uma incubadora social promovida pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento, localizada na Região Norte do País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × five =