Um cartão de visita é uma importante peça de comunicação que revela traços da sua personalidade e do seu estilo ou da sua marca. Saiba como os utilizar.
Num universo pessoal e profissional que, predominantemente, gira em torno da comunicação digital, muitos ainda se perguntam se vale a pena investir em cartões de visita impressos. Defendo que sim, são um elemento imprescindível em diversas ocasiões, como por exemplo no âmbito de uma apresentação pessoal, no início de uma reunião de trabalho entre pessoas que não se conheciam previamente, ou simplesmente quando é necessário deixar os contactos.
Um cartão de visita deve, portanto, para ser útil, estar rigorosamente atualizado e completo. Imprescindível, também, é que esteja em perfeito estado de conservação, pelo que vale a pena investir num porta-cartões. Considere, também, que um cartão de visita não é um folheto publicitário e, assim sendo, limite-se a indicar o seu nome, profissão ou cargo, logótipo e dados da empresa/instituição, morada e informação de contactos (telefónicos, bem como endereço de mail, além de outros endereços digitais, se tal informação for relevante para a atividade que desenvolve). Se considerar necessário indicar um código QR, faça-o no verso do cartão.
Tenha em conta, também, algumas regras na utilização de um cartão de visita: