PME: Que Soluções De Crédito Existem?

Foto de Laura Davidson no Unsplash

No momento em que o Governo fala em disponibilizar uma linha de crédito destinada a empresas afetadas pelo conflito na Ucrânia, é importante meter na mesa todas as soluções de financiamento disponíveis.

Independentemente do tamanho da empresa ou do estado da tesouraria, obter um empréstimo pode ajudar em diversos momentos, seja no crescimento ou para manter as portas abertas.

Tudo depende se o objetivo é a curto ou a longo prazo, mas é possível pedir um crédito para alguns casos em específico:

  • Criar um negócio;
  • Investimento em equipamentos;
  • Reforçar tesouraria;
  • Formações executivas e universitárias.

Para qualquer uma destas situações vai encontrar diferentes soluções de crédito em várias entidades financeiras.

Principalmente no mercado online, as ofertas são tantas, que caso procure um empréstimo com um motivo específico é provável que encontre uma resposta com condições especiais, tempos de aprovação reduzidos e com pouca burocracia envolvida.

Uma vantagem do crédito para empresas é que, como gerir um negócio não é uma tarefa fácil, grande parte dos bancos disponibilizam um período de carência de pagamento. Isto quer dizer que a empresa pode conseguir um financiamento e durante determinado período de tempo pagar apenas juros.

Crédito Online

O crédito online é provavelmente a solução mais conhecida e procurada pelas empresas. Esta é a forma menos burocrática de conseguir um investimento e também a mais rápida.

Dependendo da finalidade do crédito é possível encontrar diferentes condições, sendo que, consegue um acompanhamento personalizado caso necessite de ajuda para entender qual a solução ideal.

Se acabar por tomar essa decisão de forma autónoma, é importante que analise bem as ofertas apresentadas, porque dependendo do seu objetivo pode conseguir melhores taxas de juro.

Caso necessite de acompanhamento personalizado, pode recorrer a um intermediário de crédito certificado pelo Banco de Portugal para conseguir a melhor solução de crédito. Perceba que isto é uma vantagem para a sua empresa, porque, em qualquer momento um intermediário de crédito poderá cobrar por esse serviço, ou seja, conseguir uma simulação é completamente grátis.

Microcrédito

Numa vertente menos conhecida de empréstimos, é possível encontrar soluções de microcrédito. Este financiamento é direcionado para microempresas ou ideias de negócio ainda no papel, que não têm enquadramento para receber um crédito de empresa.

Isto porque nem todos os negócios conseguem oferecer garantias suficientes para arrancar com um financiamento. Neste caso, os microcréditos permitem obter um empréstimo de valor mais baixo, mas que é de fácil acesso para qualquer empresa, independentemente da sua dimensão.

Adicionalmente, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), através do seu programa nacional de microcrédito, promove um apoio especial para qualquer pessoa, com ou sem trabalho, que tenha uma ideia de negócio e necessite de financiamento para colocar o projeto em andamento.

Leasing

O leasing é um tipo de crédito muito semelhante a um contrato de arrendamento, este empréstimo funciona com um pagamento mensal que permite obter um bem móvel ou imóvel mediante uma prestação.

Quando o contrato termina, existe a possibilidade de aumentar o prazo de “aluguer”, ficar proprietário do bem ou desistir do contrato.

Também dependendo da finalidade do financiamento, pode conseguir algumas isenções de comissões e obter benefícios fiscais para empresas, que quando aplicável, pode deduzir o IVA.

A única contrapartida é que está a pagar por algo que não é da empresa, a não ser que opte por adquirir o bem na totalidade e deixe de pagar a prestação do financiamento. 

Agora que já conhece algumas soluções adicionais às linhas de crédito do Governo, é essencial que analise quais as melhores condições para a situação da sua empresa. É que contrair um empréstimo é algo que vai pesar no bolso da tesouraria durante vários meses e é importante que não peça mais do que realmente necessita.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGeração Z rejeita o telefone no serviço ao cliente
Próximo artigoIncubadora de CEOs arranca em Lisboa
Em 2018, João Pereira fundou a Gestlifes, uma empresa líder do mercado de intermediação de crédito. É na sede localizada no Porto que é possível encontrar a empresa registada no Banco de Portugal. Em 2020 e em plena pandemia, rompeu o mercado financeiro com um simulador de crédito online completamente gratuito. Esta ferramenta permitiu a todas as empresas e famílias, pedir simulações de crédito sem que fosse necessário sair de casa. Com uma equipa composta por cerca de 20 especialistas de crédito, a Gestlifes ajuda diariamente os seus clientes a conseguir soluções à medida, assegurando o seu bem estar financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

14 + 8 =