Rui Nabeiro e Delta lideram ranking de melhor reputação de 2021

Rui Nabeiro (foto de website Delta).

Delta lidera o ranking das marcas com maior relevância e melhor reputação de 2021. Rui Nabeiro, o proprietário da Delta é o empresário mais estimado pelos portugueses.

A Consultora OnStrategy divulgou os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore.

Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação.

Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca a marca Delta com a melhor avaliação (83,5 pontos), recuperando a posição de liderança entre mais de 2.000 marcas auditadas que foram previamente identificadas de forma espontânea por mais de 50.000 cidadãos que refletem a sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

 “Ao analisarmos os resultados deste índice referentes ao ano de 2021 verificamos que há uma quebra generalizada no índice de reputação das marcas. Desde logo, o número de marcas de excelência (+80pontos) caiu de 17 para 8”, refere Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy.

 “Numa análise mais fina, juntando as dimensões emocionais e racionais afetas à reputação podemos afirmar que existiu um efeito boomerang negativo no sentido em que em 2020 as marcas até criaram relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais, mas em 2021 as soluções racionais associadas a serviço, inovação e cidadania não acompanharam as expetativas dos cidadãos, facto que impactou negativamente os indicadores racionais e consequentemente os indicadores emocionais”, acrecenta.

No topo das avaliações, as marcas que continuam a obter o nível de excelência são todas repetentes, o que reforça a força e sustentabilidade das mesmas no que respeita à sua reputação. Este ano, apenas 8 marcas atingem o nível de excelência (em 2020 eram 17 as marcas a registar esta avaliação):

  • DELTA (83,5 pontos);
  • GOOGLE (82,3 pontos);
  • MICROSOFT (82,3 pontos);
  • NESTLÉ (82,2 pontos);
  • OLÁ (82,0 pontos);
  • LEGO (80,8 pontos);
  • LUSO (80,7 pontos);
  • DISNEY (80,4 pontos).

EDP Renováveis foi a marca que registou o maior crescimento do índice de reputação neste período (+4 pontos).

Pedro Tavares adianta ainda que: “os setores com maior destaque estão sobretudos associados à saúde e bem estar e nesse sentido devem ser considerados numa perspetiva de investimento em cidadania e responsabilidade social das marcas dos vários setores de atividade”.

Setorialmente, são avaliadas mais de 50 indústrias, mas também personalidades, empresários ou cidades, cujas “marcas” têm um forte impacto entre os portugueses. Assim, para a além de marcas de produtos e serviços o estudo desta ainda Lisboa como a mais importante “marca” de cidades portuguesas. O evento com a marca mais impactante foi o Web Summit, e a celebridade com a marca pessoal mais relevante foi o Almirante Gouveia e Melo, enquanto o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa detém a melhor reputação entre os líderes políticos. Já na liderança Empresaria e Económica o Comendador Rui Nabeiro, dono da Delta, é a personalidade mais relevante para os portugueses.

A OnStrategy é a consultora que assina o estudo RepScore, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × 3 =