Tática e Estratégia SEO para Empreendedores

Tática e Estratégia SEO para alavancar o seu negócio
Foto de Sarah Blocksidge em Pexels

SEO quer dizer Otimização para Motores de Busca. O primeiro passo para qualquer empresa que quer melhorar a sua presença online é entender como as pesquisas funcionam. A pergunta real é: como os mecanismos funcionam e como posso utilizar isso como estratégia SEO para a minha empresa?

Para enteder isso precisamos de perceber como o tráfego surge na internet:

  • Direct – 43,38%;
  • Email – 0,36%;
  • Refering Link – 21,13%;
  • Search – 27,79%;
  • Social – 5,81% e
  • Anúncios – 1,53%.

Porque o tráfego é tão importante?

Basicamente, quando você procura por algo na Internet você está dizendo, “eu preciso disso agora mesmo” (seja uma resposta, um produto, etc.).

Como as Buscas funcionam:

  • 18% das buscas que aparecem no Google estão ligadas a anúncios pagos e AdWords;
  • 82% das buscas que aparecem no Google estão ligadas a fluxo orgânico.

Esse cenário mostra uma oportunidade sem limites. 99% das empresas estão focadas em gastar o seu orçamento em anúncios pagos, enquanto apenas 1% das empresas estão focando em ferramentas de SEO (Otimização de Busca).

Tática e Estratégia SEO para alavancar o seu negócio
Foto de PhotoMIX Company em Pexels

Buscas e Resultados em Páginas do Google

Entre o primeiro e o quinto resultado do Google tem-se mais de 40% das buscas. Isso quer dizer que, quanto mais baixa for a sua posição no ranking, menor é o retorno que você vai ter de visualizações e, por consequência, clicks nos anúncios. Dessa forma, estar entre os primeiros colocados pode alavancar significativamente o negócio.

Dessa forma, aperfeiçoar o SEO significa aperfeiçoar o nosso ranking em pesquisas e assim gerar maior fluxo orgânico para o site. Empresas que não realizam essa otimização perdem uma grande oportunidade de ter um aumento de mais de 5 vezes, em alguns casos, do número de clientes entrando no site e realizando uma conversão.

Dessa forma, é importante utilizar o SEO para converter e consequentemente para obter o resultado que deseja.

O que é Estratégia SEO?

A estratégia SEO é diferente do que pensamos como táticas.

Táticas podem ser coisas como:

  • Palavras-chaves (keywords) – Descobrir os melhores termos para o seu público;
  • Links – Quais links você deve utilizar;
  • Rankings – Obter rankings mais altos nos mecanismos de pesquisa.

Todos esses acima podem ser classificados como táticas. Já Estratégia responde à pergunta: “Como é possível trazer tráfego orgânico (quanto mais específico melhor) para o seu negócio, de forma que você possa atingir os objetivos estratégicos da sua empresa”. Isso é estratégia SEO.

(Aqui partimos do principio que você já fez o planeamento estratégico e sabe exatamente quais são as metas para o seu negócio no próximo trimestre, semestre, ano, etc.).

Exemplo – Empresa A:

Vamos dizer que a Empresa A tenha as seguintes metas para o trimestre:

  • Deixar os distribuidores mais orientados sobre o produto;
  • Contratação de Engenheiros;
  • Aumentar as vendas em 25%.

O que precisamos de esclarecer é como realizar um planeamento eficiente de SEO para atingir esses objetivos específicos da empresa. Conseguimos assim responder à pergunta: “quais os conteúdos específicos que, se direcionados aos seus clientes, revendedores, distribuidores, aumentarão a eficiência alinhada com o planeamento estratégico da empresa”.

Tática e Estratégia SEO para alavancar o seu negócio
Foto de Rodnae Productions em Pexels

Priorização de Investimentos

Agora que conhecemos as estratégias, precisamos priorizar os investimentos. Para isso, temos que realizar um cálculo simples para entender a viabilidade do SEO. Os principais fatores são:

Valor Esperado + Custo Esperado + Opções de investimentos Alternativos + Nível de importância para o negócio no momento.

Cada uma destas variáveis irá ditar o andamento do negócio e da estratégia do SEO.

Considere as necessidades da sua audiência

Aqui um ponto importante é que sempre devemos levar em conta os nossos clientes. Esse é um quesito chave que todo o empreendedor deve ter em mente. O que a minha audiência está a procurar atualmente e que não consegue preencher. Ou não estão bem expostos.

Nessa etapa é necessário realizar pesquisas de mercado. A pergunta que queremos responder não é “como eu faço algo tão bom quanto o que já existe?”, mas sim, “como fazemos algo 10 vezes melhor do que já exista no mercado?”

Essa é a barra, e a barra é tão alta porque é altamente competitivo classificar os termos em primeiro. Há tantas pessoas investindo em conteúdo e em SEO que é difícil destacar-se da multidão.

Tática e Estratégia SEO para alavancar o seu negócio
Foto de PhotoMIX Company em Pexels

Como usar Analytics para medir o SEO

Há poucas métricas importantes para a saúde do SEO. E conseguimos todas elas a partir de softwares analíticos.

Métricas de Importância para um bom SEO:

  • Trafego por cada mecanismo de busca;
  • Quantidade de visitantes por página do seu site historicamente – Esta métrica é importante para entender a eficiência de cada página e como está evoluindo para alcançar o seu objetivo e metas definidos;
  • Ranking de pesquisa – Em que lugar do ranking de pesquisas o seu site está.

Identifique oportunidades e Riscos

Oportunidades são as coisas que você pode modificar para avançar nas métricas de objetivo – Exemplos: Palavras-chave que estão aumentando o tráfego; seções do site que estão a ser mais visitadas.

Já os riscos são coisas que podem acontecer de acordo com o histórico e as projeções e para as quais deve estar preparado – Exemplos: Páginas que recebem visitas de motores de busca mas cujo trafego é mau; páginas que estão sendo responsáveis por uma grande percentagem do tráfego.

Softwares de Mercado

Google Analytics, Pixels, Moz, etc.

Tática e Estratégia SEO para alavancar o seu negócio
Foto de Cottonbro Studio em Pexels

Conclusão

Para qualquer empreendedor, as estratégias de SEO são muito importantes, como deve ter notado nesse artigo. Investir nessas estratégias é investir no crescimento do negócio, no posicionamento da sua marca e na geração de mais clientes e mais engajamento.

Além destas, existem muitas outras estratégias, como fatores de rankeamento, segmentação de clientes, etc., que em conjunto tem um potencial decisivo para o sucesso de qualquer empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 4 =