A evolução do trabalho remoto

Foto: Pixabay

Os conceitos de “trabalho remoto” e “nômade digital” nunca foram tão significativos como agora. Por exemplo, ao olhar para os resultados de pesquisa do Google para “remote work“, é possível ver um aumento significativo nos últimos 10 anos.

 

Evolução do trabalho remoto em ambiente profissional
Foto: Google

 

Já se foram os dias em que trabalhar remotamente era apenas um privilégio corporativo. Agora, é a maneira de construir sua equipe.

Só porque alguém está trabalhando em casa não significa que eles estejam sentados em frente à TV assistindo Netflix de pijama. Pesquisas recentes descobriram que os trabalhadores remotos são realmente mais produtivos do que os funcionários que vão ao escritório todos os dias.

De acordo com o relatório “The 2017 State of Telecommuting in the U.S. Employee Workforce”, 3,9 milhões de pessoas nos EUA, ou seja, 2,9% da força de trabalho americana, trabalharam em casa pelo menos metade do tempo em 2015, um aumento de 115% em relação a 2005.

Não é de se surpreender. O trabalho remoto tem várias vantagens para os funcionários, desde aumentar a produtividade, aumentar a felicidade até envolver os funcionários. Os benefícios de uma força de trabalho remota não são apenas para funcionários. Uma força de trabalho distribuída não apenas corta custos para um negócio, mas há menos rotatividade nas empresas e os processos de contratação são mais eficientes.

Empresas como a PwC, Paylocity, Contently e Manulife usam oportunidades de trabalho remoto como uma estratégia chave de retenção de funcionários.

Mas você deve ter dúvidas, certo? Se está organizando um time remoto, sabe que leva tempo para descobrir exatamente como obter os ganhos de uma força de trabalho virtual.

  • Quais são as melhores abordagens para gerenciar sua equipe?
  • Como você contrata pessoas que podem ter um bom desempenho em um ambiente remoto?
  • Como você gerencia salários e pagamentos em vários países com facilidade e sem pagar taxas de transferência caras?
  • Como você mantém uma equipe distribuída motivada e engajada?
  • Como você cria confiança em uma equipe remota?
  • Quais tecnologias devem ser adotadas?

Como seu pessoal pode gerenciar distrações enquanto trabalha em casa? Ou manter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal? Ambos são desafios comuns para equipes remotas.

Em vez de perder tempo e dinheiro tentando experimentar e descobrir essas respostas por conta própria, não seria melhor perguntar aos especialistas?

Naturalmente, com mais interesse e mais pessoas envolvidas em trabalho remoto, há mais recursos surgindo para trabalhadores remotos em todo o mundo. Um desses recursos são conferências. Uma maneira maravilhosa de conhecer novas pessoas e se conectar através de experiências compartilhadas.

Não há tantas conferências de trabalho remotas quanto há conferências de marketing ainda, mas é claramente uma tendência crescente.

Em 2018, já tivemos algumas dessas conferências. Veja alguns exemplos:

The Remote Work Summit: No verdadeiro espírito de trabalho remoto, o Remote Work Summit foi um evento inteiramente online que ocorreu em 05 de março. Este evento girou em torno da construção, dimensionamento e liderança de equipes remotas. Dirigentes de empresas como Automattic, Trello e Zapier e Buffer participaram da conferência.

A próxima conferência será o Running Remote, que acontecerá em Bali nos dias 23 e 24 de junho, em que empreendedores do mundo todo poderão aprender a resolver desafios de trabalho remoto, como comunicação, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e motivação dos funcionários e conseguir estratégias acionáveis de CEOs e líderes seniores de empresas como Buffer, Atlassian, Todoist, GitHub, GitLab, Time Doctor e muitas outras que construíram e escalaram com sucesso negócios multimilionários com equipes remotas.

Outra conferência que haverá este ano é a DNX Conference, que acontecerá em Lisboa entre os dias 22 e 23 de setembro. Este evento é especificamente para nômades digitais e life-hackers. É um evento repleto de ação com 8 palestrantes, além de 20 workshops. Este ano, espera-se que mais de 800 participantes participem das palestras e será um ótimo lugar para conhecer pessoas que pensam como você.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × 2 =