Liderança, Carisma e Comunicação

Conheça os trunfos do verdadeiro líder
Foto: Pixabay

Nos tempos atuais muito se fala de LCC – Liderança, Carisma e Comunicação. No entanto, será que estas três importantes vertentes do mundo emocional conseguem de facto encaixar-se no complexo mundo dos negócios e empreendedorismo?

Liderança e Carisma são dois conceitos praticamente indissociáveis e aliados a um forte poder da Comunicação que, reunidos, produzem resultados em todos os níveis das relações humanas. Ainda assim, parece ser cada vez mais difícil que as três se mantenham unidas num mundo empresarial em constante mudança, tendo em conta a rapidez de processos aos quais os empresários e empreendedores têm de se adaptar.

É certo que muitas vezes uma boa liderança pode ser exercida sem um pingo de carisma, mas não será este género baseado numa liderança de imposição, ao invés de ser trabalhada a parte emocional, esquecendo por completo o carisma associado a personalidade que lhe está vincada?

Por outro lado, um empreendedor carismático, mas sem qualquer traço de liderança pode ter grande sucesso no rumo do seu negócio. Por que razão isto acontece? Não sei dar uma resposta exata mas posso adiantar que é tudo uma questão racional e de lógica, ligado ao poder de saber comunicar as metas a atingir, o caminho a ser seguido, a inovação a ser trabalhada.

A liderança reside na parte comunicacional e na forma como se comunica, seguindo o trilho definido e o carisma da conquista alcançada, ou a alcançar. Assim, Liderança, Carisma e Comunicação, particularmente no caso dos Empreendedores, podem muito simplesmente ser definidas da seguinte forma:

  • Capacidade de Liderar para atingir os objetivos delineados de forma convicta e sem hesitações;
  • Ser Carismático/a, no sentido de se manter firme nos valores e espírito de missão definidos em conjunto com a equipa, e transmitindo a confiança suficiente para levar o barco a bom porto;
  • Comunicar, de forma eficiente para que a mensagem passada seja percecionada de maneira clara e sem floreados, para que todos entendam o que pretende, como pretende e para onde pretende seguir.

Trabalhe estas três vertentes diariamente numa lógica impulsionadora do seu negócio: elas são essenciais para que o mesmo se mantenha por cá por muitos e bons anos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 4 =