4 tendências de automação de processos empresariais

Foto de Priscilla Du Preez em Unsplash

A transformação digital segue a todo vapor dentro do mercado corporativo. Cada vez mais empresas estão adotando essa metodologia de migrar os seus sistemas integralmente para o mundo virtual. Uma empresa de humidificador industrial, por exemplo, já conta com a tecnologia para auxiliar todos os seus processos. 

Afinal, através de automação é possível obter bons resultados dentro do seu negócio, simplificando processos, reduzindo custos, padronizando procedimentos e muitos outros benefícios. A tecnologia também reduz a taxa de erros característicos das atividades manuais. 

Mas com tantas novas ferramentas tecnológicas surgindo e a automação de processos tornando-se cada vez mais comum, sabe quais são as maiores tendências desse setor? Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas das principais tendências de automação para a área empresarial, tome nota:

Foto de Stephen Dawson em Unsplash

Big Data e análise de dados

Para quem não conhece, a big data é considerada uma das tendências mais fortes dentro do mercado em diversas áreas, variando desde o setor comercial até o marketing. Essa ferramenta nada mais é do que a recolha, tratamento e armazenamento de dados e informações espalhadas dentro de uma empresa ou no mundo virtual. 

Ou seja, é um mecanismo que recolhe informação na forma de dados – que podem atingir centenas de milhares, diariamente – utilizando essa informação, depois de tratada (por exemplo, em dados estatísticos), para ajudar as empresas a tomarem decisões no seu dia-a-dia.

A tomada de decisão relacionada a venda de rótulos adesivos, por exemplo, pode ser guiada totalmente através da análise de dados, avaliando a procura e oferta, os custos dos materiais ou as vendas consoante as medidas padrão.

Assim, como deve ocorrer em todos os processos de um negócio, a gestão não tem por base os “achismos” de algum líder ou mesmo o “faro” de empreendedor, mas sim, a certeza, através de todos os dados coletados, o que aumenta o índice de assertividade, e faz com que a estratégia seja precisa.

Foto de Markus Winkler em Unsplash

Inteligência artificial

É impossível falar da automação de processos sem citarmos a famosa Inteligência Artificial, uma tecnologia que auxilia os seres humanos na execução dos mais variados processos manuais existentes dentro de uma empresa. É mais do que a simples mecanização, pois permite, através da aprendizagem, que a máquina decida qual é a melhor opção para uma determinada ação.

Através dela, centenas de atividades rotineiras podem ser executadas pela IA, gerando um padrão muito mais coerente, evitando erros humanos e fazendo com que seus processos sejam realizados de forma muito mais eficiente, gerando mais produtividade para o seu negócio.

Armazenamento em nuvem

Se com o avanço da internet, os dados estão cada vez mais presentes dentro da nossa rotina, armazená-los da maneira correta acaba por se tornar um ponto crucial, não só para os preservar mas também para os tornar acessíveis.

O armazenamento em nuvem é uma forma eficaz e segura tanto para guardar informação relevante da sua empresa como para a automação dos processos. Informações salvas em nuvem, garantem muito mais proteção aos dados, além é claro, de fazer com que seja muito mais fácil o acesso para outros membros da sua empresa,

Então, caso os seus colaboradores precisem de informações, por exemplo, sobre um datador automático, basta acederem aos arquivos em nuvem, sem precisar de uma pen drive ou esperar algum documento que pode demorar a chegar.

Foto de Sigmund em Unsplash

Aplicações móveis e trabalho remoto

O trabalho remoto tem-se tornado uma tendência cada vez mais frequente dentro das empresas e deve aumentar ainda mais nos próximos anos, todas as atividades necessárias para o bom funcionamento de um negócio, tendem a ser executadas totalmente de forma remota.

Isso faz com que, algumas apps móveis que comandam, por exemplo, a logística ou o setor financeiro, possam facilitar os processos e deixar tudo mais automatizado, de forma inteligente, independente e feita de maneira totalmente remota. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 3 =