7 dicas para se tornar um freelancer de sucesso

Foto de Manny Pantoja em Unsplash

Trabalhar como freelancer apresenta diversas vantagens, atraindo um número maior de pessoas cada vez mais. Como conta com uma maior flexibilidade de horário, promove mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Também economiza tempo, pois não é necessário se deslocar todos os dias para o trabalho.

Porém, é importante saber que como todas as profissões, não são só vantagens que existem. As pessoas imaginam que ser freelancer é receber demandas de trabalhos todos os dias e que elas surgem magicamente. Na realidade, é necessário correr atrás para conseguir se tornar um freelancer de sucesso. Pensando nisso, confira algumas dicas para alcançar esse patamar:

1 – Contatos

O começo de qualquer carreira é bem complicado, principalmente para os profissionais autônomos. Dessa maneira, é necessário informar a todos aqueles que conhecem que você está trabalhando dessa forma, deixando claro qual é a sua área de atuação, mostrar o que já realizou e que tem conhecimento para projetos de diferentes tipos.

Conversar com as pessoas próximas a você é o primeiro passo para poder conquistar mais experiência, além de contatos e indicações futuras. Assim que esses fatores vão se desenvolvendo, fica mais fácil de se consolidar no mercado, tendo um nome conhecido, o que é bem importante para um setor de trabalho cada vez mais concorrido.

Mesmo que você não seja um autônomo novo, é importante saber que o networking contribui para conseguir encontrar boas oportunidades de trabalho. Dessa forma, sempre é um bom momento para conhecer mais pessoas e crescer o número de contatos de trabalho. Mas como fazer isso?

Uma dica é começar a frequentar os espaços de coworking, ir a palestras, eventos e congressos que sejam relacionados a sua área de atuação. Utilize as suas redes sociais para produzir conteúdos relacionados ao seu trabalho, além de procurar conversar com outros profissionais da área.

Foto de Christopher Gower em Unsplash

2 – Divulgação do seu trabalho

Mesmo que trabalhe sozinho como freelancer, é importante modificar a mentalidade para pensar que os seus serviços devem ser oferecidos e vendidos, independentemente da sua área de atuação. Isso quer dizer que deve começar a se enxergar como uma empresa, uma marca, por isso, a sua postura diante dos clientes e do mercado deve ser diferente.

A sua imagem e personalidade podem ser fatores cruciais para o seu sucesso como freelancer. Isso não indica que há a necessidade de criar um site, logo ou nome fantasia, mas que o marketing pessoal tem que ser uma das suas estratégias para conquistar mais espaço.

Para isso, comece definindo quais as suas habilidades e objetivos, foque nas suas especialidades. As redes sociais podem ajudar muito na divulgação dos seus serviços. Uma boa presença na web é uma das principais dicas para conseguir mais trabalhos. Assim, aproveite Twitter, Facebook, Linkedin para interagir com outros contatos e mostrar sua experiência.

3 – Profissionalismo

Um freelancer de sucesso precisa saber agir com profissionalismo. Por isso, tem que conversar com os clientes deixando claro que consegue fazer o job designado e que podem contar com os seus serviços. Mostre que sabe cumprir com as suas promessas, mesmo encontrando dificuldades no trabalho.

Na área de web designer freelancer, por exemplo, é uma ótima profissão para trabalhar nessa modalidade. Muitos profissionais encontram sucesso trabalhando dessa forma, mas precisam investir em si mesmo, procurando atualizações e especializações. Caso não saiba o que é um web designer, procure mais informações, pois é uma ótima carreira.

É necessário trabalhar com os clientes de maneira comunicativa e ética e isso vale para os diferentes níveis de experiência. Eles precisam saber que o profissional sabe honrar seus compromissos, pois ninguém quer contratar um serviço e não receber aquilo que foi proposto no começo. A sinceridade tem que guiar as suas negociações.

Foto de Ewan Robertson em Unsplash

4 – Organização

Um dos principais fatores para ser um freelancer de sucesso é saber gerir a sua vida, em todos os sentidos. Não vai ter alguém que vai administrar os seus pagamentos, ou organizar a ordem que os seus projetos têm que ser realizados. Não há um chefe maior para conferir se os seus trabalhos estão sendo entregues.

Dessa maneira, é papel do freelancer saber ter organização e disciplina para poder continuar sendo produtivo, cumprindo as tarefas e mantendo as finanças controladas. Para ajudar nisso, é importante fazer cronogramas semanais, criar um plano de negócios e fazer contratos com os clientes.

5 – Valores

No começo da carreira, é normal que se aceite trabalhos com um pagamento abaixo da média para poder construir um portfólio. Porém, um freelancer de sucesso já sabe quanto o seu trabalho está valendo. É necessário se manter atualizado sobre o quanto as pessoas estão precificando os serviços na sua área para ficar por dentro.

Mesmo que a sua estratégia seja utilizar valores reduzidos para atrair clientes, essa é uma tática que pode não funcionar, resultando em um volume maior de trabalho, mais estresse e sem bons resultados financeiros.

Foto de Glenn Carstens-Peters em Unsplash

6 – Disciplina

Assim como manter a organização é fundamental, a vida de freelancer necessita de disciplina. Não ter um horário definido para trabalhar, poder fazer tudo em casa, de pijama e sem um chefe monitorando a sua produtividade parece ser apenas grandes vantagens, certo? Mas isso tudo tem um custo.

Como freelancer, os ganhos vão ser diretamente proporcional aos resultados entregues, assim, se ficar sem produzir, não entra dinheiro. Sem ter tanta rigidez quanto os trabalhos formais, é preciso ter bastante atenção as distrações da rotina em casa para poder manter a produtividade.

7 – Feedbacks

Todo feedback é muito importante para poder saber onde você está acertando, onde está errando e o que precisa ser melhorado. Nessas situações, é necessário também saber como se portar diante de comentários negativos. Demonstre disponibilidade a receber a opinião dos seus clientes, principalmente depois de entregar o trabalho.

Como todo profissional, vão ter clientes que são fáceis de lidar e aqueles que são mais complicados. Falhas na comunicação podem ser uma dificuldade, mas se esforce para tratar todos com profissionalismo, passando uma impressão positiva que passe maior credibilidade ao seu público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × three =