A Estrutura do Ser

A PNL para descobrir o potencial da sua consciência
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Como seria a vida do ser humano se existisse uma área do conhecimento que lhe permitisse descobrir na sua consciência um universo em expansão, onde encontraria as respostas para algumas das mais significativas questões.

Qual é a maior criação da humanidade?

O que nos distingue das restantes espécies que habitam o planeta terra?

Qual é a diferença que faz a diferença entre os membros da espécie humana?

Todos nós somos um universo em constante expansão.  Todos nós podemos descobrir a estrutura do ser. Todos nós temos a possibilidade de mudarmos a realidade.  

As respostas a estas perguntas têm estado na base da evolução da espécie humana ao longo de milhões desde o início da história da humanidade até à actualidade. O progresso desta tem se desenvolvido através da sua capacidade  de criar, tornar possível o impossível e alcançar outros mundos para além do planeta terra. Algumas das correntes do desenvolvimento humano defendem como abordagem explicativa que somos “filhos das estrelas” pois em cada ser humano existem todos os elementos do universo e por isso mesmo a exploração espacial é como um voltar a casa, às suas origens, uma oportunidade para mapear a matéria-prima que esteve na base da criação desta espécie.

Ao partimos desta perspectiva cosmológica a resposta para a primeira pergunta é a de que a maior criação da humanidade é o Ser humano porque dentro de cada um destes existe um Universo de possibilidades infinitas. O cosmo interior do ser humano tem algumas das características do universo, por exemplo, o estar em constante expansão.

A segunda resposta à pergunta colocada anteriormente apresenta o argumento de que a espécie humana gera seres com uma consciência consciente e inconsciente da sua existência. Este talento é o principal aspecto que o diferencia de todas as outras espécies que habitam o planeta terra porque  desenvolveu uma consciência física e simultaneamente imaterial que lhe permite aceder a um “Quantum de possibilidades” para além das variáveis matéria, tempo e espaço. Vários são os autores, tais como, Robert Dilts, Stephen Gilligan, Joe Dispenza, Deepak Chopra, que têm esta concepção inovadora do que diferencia o ser humano das outras espécies.

A resposta para a terceira pergunta está relacionada com a possibilidade de o ser humano transformar a forma como percepciona a realidade, pois esta é sempre uma construção que resulta da qualidade dos seus filtros. Ao mudá-los a realidade percepcionada também se altera, tendo impacto ao nível dos seus comportamentos, capacidades, valores, crenças, convicções, identidade e espiritualidade.   

Como seria a vida do ser humano se existisse uma área do conhecimento que lhe permitisse descobrir o seu universo em expansão?

A Programação Neurolinguística (PNL) é essa área do conhecimento que desde a sua criação em 1976 é simultaneamente uma ciência e arte que permite decifrar a estrutura do Ser, ou seja, ir para além do que é visível, consciente, percepcionado pelos cinco sentidos e organizado pelos filtros cognitivos, somáticos e campo.

A PNL ao longo da sua evolução criou um conjunto de técnicas, práticas e protótipos de intervenção que estão disponíveis ao ser humano para alcançar a excelência e realizar todo o seu potencial ilimitado. Desde a primeira geração orientada para a estrutura da linguagem (cognitiva), depois numa segunda com a consciência do corpo (somática) e até atingir o estágio da terceira geração de onde emergiu o campo (nós) de relação entre o universo interno de cada ser humano e de ligação a uma consciência de infinitas possibilidades do inconsciente criativo.

Para aceder aos recursos desse campo e aprofundar a estrutura do Ser, podemos utilizar a metáfora de que o Coaching é a nave espacial e a PNL o combustível que lhe permitirá realizar essa viagem em segurança ao que mais profundo existe no ser humano, isto é, a condição humana de (re)criar a realidade.  

De 0-10 quanto está motivado(a) para criar uma nova realidade na sua vida?          

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 5 =