Aproveite o boom do recrutamento a seu favor!

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

O recrutamento está cada vez mais centrado no candidato, por isso, saiba como aproveitar isso a seu favor e potenciar a sua carreira.

Cada vez mais os empregadores têm necessidades de contratação, e cada vez menos os profissionais procuram emprego de forma proativa. As candidaturas a uma oferta profissional têm diminuído drasticamente ao longo do tempo, principalmente em áreas funcionais como a engenharia e as tecnologias de informação.

Como os empregadores não conseguem atrair os profissionais que pretendem com as tradicionais candidaturas, os consultores têm adotado medidas proactivas. Actualmente, a necessidade de abordar directamente os candidatos instalou-se e tornou-se cada vez mais recorrente. Esta evolução no recrutamento fez-se acompanhar do recurso à tecnologia para identificar os melhores talentos.

Neste sentido, se está na posição de candidato e recebeu uma mensagem nas redes sociais, encare isso com orgulho! O consultor considerou que possui um forte potencial para a vaga em aberto, por isso, não deixe passar isso em branco.

Como?

Responda sempre! Mesmo que este não seja o timing certo para uma mudança, esta é uma oportunidade para criar o laço com o consultor, lembre-se que no futuro a situação pode inverter-se e aí terá mais uma porta onde bater, mais um contacto para quem ligar.

Demonstre interesse. Se não estava efectivamente a equacionar uma mudança profissional, mas a oferta vai ao encontro da sua expectativa, solicite mais detalhes e informações. Converse com o consultor e faça questões sobre o projecto em questão. Talvez não estivesse nos seus planos, mas um upgrade de carreira pode estar a cruzar-se no seu caminho.

Seja honesto e transparente. Transmita claramente quais são as suas motivações e expectativas porque só lhe poderá trazer benefícios, quer a curto, médio ou longo prazo. Se, de facto, entender que o projecto não faz sentido, partilhe as razões com o consultor ao invés de participar num processo de selecção que sabe que à partida irá refutar. É uma forma de ficar “na mente do consultor” para projectos alinhados com as suas pretensões profissionais.

No final das contas, independentemente de estar ou não interessado em novas oportunidades profissionais, ter um consultor a entrar em contacto consigo é um sinal positivo. Tenha uma postura receptiva e potencie a sua carreira através desse canal de comunicação. Marque essa oportunidade como o início de uma parceria de futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

9 + 7 =